Grãos fazem gigante despertar para a aquicultura, diz Rabobank

Grãos fazem gigante despertar para a aquicultura, diz Rabobank

Estudo do banco prevê crescimento na produção da tilápia no Brasil para 490 mil toneladas em 2020, enquanto cultivo de tambaqui superaria 330 mil toneladas

18 de agosto de 2016

A produção de grãos em crescimento no Centro-Oeste com custo relativamente baixo é o que deve suportar boa parte da expansão da aquicultura no Brasil nos próximos anos, conclui o estudo do banco Rabobank batizado "Finding Nemo", em alusão ao filme de animação da Disney/Pixar "Procurando Nemo". O nome faz uma referência clara ao potencial represado no Brasil para a aquicultura, tema principal do estudo.

Com o mote "Transformando a turbulência econômica do Brasil em oportunidades para o negócio de pescado", o documento de 8 páginas prevê um crescimento na produção da tilápia para 490 mil toneladas em 2020, convertendo o Brasil na quarta potência aquícola mundial. O cultivo de tambaqui superaria 330 mil toneladas.

A carcinicultura também ocupará lugar de destaque no cenário projetado, apesar dos problemas sanitários, como a disseminação da mancha branca no Nordeste. Segundo o Rabobank, a produção brasileira de vannamei ficou estagnada quando o resto do mundo duplicou a produção para 3,5 milhões de toneladas. 

Com dados do MDIC, Embrapa e FAO, a análise mostra que a situação econômica favorece a produção, já que a sobrevalorização do real desencoraja importações - que cresceram muito na última década para representar 20% do consumo de pescado no País, desestimulando investimentos e o interesse na produção nacional de peixes, crustáceos e moluscos.

A comparação com vizinhos, como o Chile e o Equador, ou com superpotências aquícolas como a China, Índia e Noruega também surge no estudo. Os autores sinalizam, no entanto, que a posição muito inferior do Brasil diante destes países é produto de uma combinação de fatores como falta de legislação que suporte o crescimento, infra-estrutura deficiente, falta de investimentos e um dólar fraco (até 2014), que transformou o Brasil em uma "superpotência aquícola adormecida".

Mas a aliança entre a produção de grãos e de pescado pode virar o jogo, diz o Rabobank. "Os produtores de grãos , particularmente em tempos de preços de commodities pressionados, têm buscado alternativas para agregar valor à produção." Acrescentar a produção de peixes pode ser uma alternativa, já que a meta de quem cultiva grãos é transportar produtos de maior valor agregado para aprimorar suas margens.

Baixe aqui o estudo completo.

carcinicultura, Embrapa, FAO, produção de tambaqui, produção de tilápia, rabobank, seafood in Brazil

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3