Japão pretende cortar 50% da pesca de atum

Japão pretende cortar 50% da pesca de atum

29 de agosto de 2014

Crédito da imagem: Stewart Butterfield

Japão planeja propor um corte de 50% sobre as suas capturas de atum rabilho no Pacífico Ocidental e Central, anunciaram as autoridades da Agência de Pesca do país. A mudança visa a sustentabilidade da espécie em risco.

Tóquio, o maior consumidor mundial de atum, tem sido relutante em reduzir as capturas, apesar de crescentes evidências científicas de que os estoques estão perto do colapso.

Mas no que chamou de "uma mudança necessária para uma regulamentação mais completa", o país oriental planeja propor durante a próxima conferência regional de pesca que a quantidade de peixes jovens, que podem ser capturados seja reduzida pela metade das médias das capturas do período de 2002-2004.

Os japoneses querem adotar um plano de recuperação de 10 anos para melhorar os estoques de atum rabilho a partir de 2015. O plano deverá analisar a quantidade de atuns jovens, definidos como aqueles com peso inferior a 30 quilos, e limitar para cerca de quatro mil toneladas por ano.
Alertas aos pescadores

O país também deve sugerir um sistema de alerta destinado a ajudar a conter a pesca excessiva. Sob o sistema, avisos ou alertas serão emitidos para os pescadores locais, logo que as autoridades notarem que as capturas se aproximaram do teto estabelecido. 

"O atum rabilho é praticamente o principal recurso nas águas em torno do Japão, por isso nós devemos assumir a liderança na proteção desse recurso", disse Masanori Miyahara, presidente da Agência de Pesquisa de Pesca do Japão, durante uma reunião com os pescadores de atum em Tóquio.

A mudança na política do Japão para a conservação mais radical vem depois de uma avaliação internacional independente, que descobriu que no ano passado que os estoques de atum-rabilho caíram 96% em relação aos níveis originais.

atum, atum rabilho, estoques, Japão, pesca, sustentabilidade, tuna

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3