Japão trabalha para diminuir medo de consumo de pescados de Fukushima

Japão trabalha para diminuir medo de consumo de pescados de Fukushima

28 de janeiro de 2014

Crédito da imagem: Roger Jolly


Quase três anos depois do acidente de Fukushima os constantes vazamentos e perigo de contaminação, o Japão está reconstruindo sua boa reputação com os pescados. Esse é o trabalho do Instituto de Pesquisa de Ecologia Marinha (Meri), um dos 27 laboratórios que analisam para a Agência de Pesca do Japão os níveis de iodo e césio radioativos em peixes, moluscos, crustáceos, algas, e também em sedimentos e em água marinha e doce.


O Meri, situado na cidade litorânea de Onjuku (a 75 quilômetros a sudeste de Tóquio), examina diariamente 12 produtos marinhos pescados no litoral oriental do Japão, desde Hokkaido, a ilha mais ao norte, até Chiba, a leste de Tóquio.  Sua estrita metodologia evidencia os elogios recebidos pelos intensos programas japoneses de monitoramento de produtos agrícolas e marítimos por parte da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).


Desde o acidente, a usina nuclear de Fukushima vazou diariamente centenas de toneladas de água radioativa ao oceano Pacífico, o que fez países, como a Coréia do Sul, proibirem a importação de produtos marinhos japoneses. Mas a contaminação baixou, segundo as agência reguladoras, atualmente, 99,2% das amostras analisadas no Meri estão abaixo do limite de 100 becqueréis exigidos por lei, um número que no começo da crise nuclear era de 53%.


Para incentivar a população a voltar a consumir esses produtos, o governo japonês começou a realizar campanhas em peixarias e mercados do Japão (muitos dos quais fazem suas próprias análises adicionais) para explicar os controles que são realizados ou para elaborar informativos em coreano, chinês, inglês, francês ou espanhol. Outra parte da campanha deve ser anunciada em breve, conforme anuncio feito pelo primeiro ministro japonês, Shinzo Abe.


 

contaminação, Fukushima, Japão, ministro, nuclear

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3