Justiça recusa suspensão da pesca da tainha

Justiça recusa suspensão da pesca da tainha

29 de maio de 2014

Crédito da foto: Arcadiuš


Ministério Público Federal tentou suspender a pesca da tainha nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, porém a Justiça negou liminares. A captura da tainha (Mugil platanus) foi liberada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e pode ser pescada do dia 15  até o dia 30 de julho, nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.


O principal ponto de discussão sobre o pescado é a sustentabilidade. De acordo com o governo federal, o MPA vem debatendo com Ministério do Meio Ambiente propostas e medidas para a  pesca da tainha, com uma gestão sustentável. Essa discussão foi alvo da primeira ação civil pública que tentou vetar a captura.


A segunda Ação Civil Pública, (nº 5002918-86.2014.404.7101) tentou suspender a temporada de pesca da tainha enquanto não restabelecida, pela União, a funcionalidade do Programa de Rastreamento de Embarcação Pesqueira por Satélite – PREPS. O  juiz substituto Cristiano Estrela da Silva, da 1ª Vara Federal, negou liminar.


O juiz alegou que o Ministério da Pesca e Aquicultura está tomando as medidas necessárias ao pleno restabelecimento das funções do PREPS, tendo em vista que sistema continua a armazenar os dados e não deve ser o único método de fiscalização da pesca, como disse o juiz ao Correio do Litoral.


Segundo análise do Jornal de Santa Catarina, a pesca da tainha está liberada e deve continuar gerando lucro para o Estado.

justiça. legislativo, MPA, pesca, sustentabilidade, tainha

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3