Lanches saudáveis
Food Service

Lanches saudáveis

Oferta de comida casual à base de pescado cresce pelo Brasil

30 de dezembro de 2020

Quem já teve o privilégio de ir à feira de Boston, nos EUA, sabe que o lobster roll é um sanduíche difundido pelos quatro cantos do mundo. Criado na Nova Inglaterra, região no nordeste dos Estados Unidos conhecida pela pesca da lagosta, o lanche se popularizou em diversos países, com o crustáceo geralmente acompanhado de maionese e salsão.
 
Se a combinação de pescado no pão é sucesso mundial, ela foi potencializada no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus, quando muitos chefs tiveram que se reinventar e, com criatividade e ousadia, passaram a buscar alternativas de pratos acessíveis. “Uma das tendências importantes da alimentação em geral – e no food service não é diferente – é a saudabilidade. E pescado é uma opção reconhecida como saudável. As empresas produtoras estão aumentando a oferta e distribuição, o que ajuda a incrementar a disponibilidade para o consumidor, no varejo e, principalmente, no food service”, afirma Renato Lutti, diretor da Galunion Consultoria para Food Service.
 
Segundo ele, outro ponto bastante importante é que o pescado ajuda a compor melhor as margens dos estabelecimentos de food service, muito pressionadas nos últimos anos pelo aumento do preço de matérias-primas e dificuldade de repasse ao consumidor.
 
Entre os que captaram o espírito do momento está Dário Costa, vencedor do reality show gastronômico Mestre do Sabor, da TV Globo, e participante do “MasterChef profissionais”, da TV Bandeirantes. O chef celebridade inaugurou, em setembro, o restaurante Paru, em pleno Mercado de Peixes, em Santos (SP). A casa apresenta “comida de rua” em uma “lanchonete de frutos do mar”, como explica o próprio. “Eu apostei nesse formato porque já tinha o Madê, meu primeiro restaurante, que é mais formal, e sempre quis abrir um local mais popular e democrático.”
 
A “pegada” é de um restaurante com comida de rua, só que com frutos do mar, com boa parte deles da região. De acordo com ele, a ideia foi ter um formato de lanchonete, com uma característica provocativa de fast food. “Estamos acostumados com hambúrgueres, sanduíches, porções, espetinhos. Só que trouxe como novidade ingredientes do mar, ingredientes da região e ingredientes brasileiros”, afirma Costa. 
 
 
A continuação do texto "Lanches saudáveis" de Guilherme Bourroul, especial para a Seafood Brasil #36 pode ser lida aqui.
 
Créditos da imagem: Pixabay
 

Dário Costa, Galunion Consultoria, lanches com pescado, lobster roll, MC Fish, Renato Lutti

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3