Noruega convoca Roberto Carlos para vender bacalhau

Noruega convoca Roberto Carlos para vender bacalhau

Empresários e representantes das redes de supermercados conheceram a nova campanha da Seafood From Norway

23 de novembro de 2018

arroba publicidade
O Conselho Norueguês da Pesca (Norwegian Seafood Council) apresentou na segunda-feira (12/11) a nova fase da campanha de marketing da nova marca do bacalhau daquele país: Seafood From Norway (ex-Norge).

O “Seminário 2018 do Bacalhau da Noruega” no Museu de Arte Moderna (MAM) em São Paulo serviu como atualização do negócio com o garoto-propaganda do bacalhau norueguês, que dá seguimento à campanha de popularização de consumo.



 

O diretor do conselho no País, Øystein Valanes, enfatizou que o foco da campanha de Natal deste ano, com exposição em canais de TV a cabo, mídias e redes sociais, será na popularização do consumo. O ex-jogador e lateral esquerdo da seleção brasileira Roberto Carlos estrela um comercial em que prepara uma receita do produto, enfatizando a conexão entre o bacalhau autêntico e a Noruega.

Valanes revelou ainda algumas estratégias de marketing que serão adotadas pela empresa para alavancar as vendas e o reconhecimento do bacalhau da Noruega no Brasil. Uma de suas preocupações é que apesar de ter a qualidade conhecida nacionalmente, o produto ainda é bastante associado a outras origens. “Temos que diferenciar dos outros, espécies e origens. Usamos o logo em todos os mercados e com os anos será reconhecido em todos os lugares”, disse.

Mercado e consumo
Marcio Milan, superintendente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) foi um dos participantes do seminário com o tema “Tendências de Mercado e Consumo Pós-Crise e Eleições”. Segundo o palestrante, pesquisas apontam elevação de quase 2% nas vendas dos supermercados entre setembro de 2017 e o mesmo mês de 2018. Atacadistas e os mini mercados seguem em ascensão.

Milan destacou que o cliente deixou de ser “fiel”, para se tornar “multicanal”, procurando preço e qualidade. “No pós-crise não se fala só de preços, embora isso permaneça como um dos [fatores] mais importantes, fala-se também de qualidade e saudabilidade”, comentou. Outro ponto forte é a praticidade: “O consumidor busca mais produtos que facilitam o dia a dia”, esclareceu o superintendente.

A diretora executiva da Associação Brasileira de Fomento ao Pescado (Abrapes), Thamires Quinhões, apresentou o “Mercado de Pescado Importado no Brasil: Dados, Consumo e Normas”.

Para a diretora, os principais fatores que influenciam diretamente no consumo diário do pescado pelos brasileiros são: a segurança jurídica para dar continuidade ao abastecimento; combate a barreiras sanitárias; políticas de fomento; previsibilidade cambial; e confiança do consumidor nas marcas e produtos relacionados à imagem do setor.

Fechando as apresentações, Ligia Talludec, senior qualitative researcher da Kantar, trouxe "Insights Qualitativos da Kantar – TNS". Os resultados preliminares reforçam que, por cultura, os brasileiros consomem mais carne vermelha, mas existe potencial para o aumento do pescado.

Apontou ainda que o bacalhau tem forte aspecto emocional na cultura nacional, é considerado saudável e presente na família em dias especiais. “Estes padrões são barreiras que afetam o consumo diário do bacalhau” explicou.

A pesquisa evidenciou itens relevantes para o consumidor na hora da compra como: preço, embalagem, aparência, higiene (tanto do produto quanto do supermercado), tamanho e cheiro (característico, porém não forte). “Observa-se que a origem do bacalhau não é levada em consideração pelos brasileiros, o primeiro que vem à cabeça [mais associado] é de Portugal”, revelou Talludec.

Confira abaixo a galeria do evento:

[gallery columns="4" ids="10352,10364,10363,10362,10361,10360,10359,10358,10357,10356,10354,10353,10351,10350,10349,10348,10347,10346,10345"]

Abrapes, abras, bacalhau, Brasil, consumo, Kantar, Ligia Talludec, MAM, Marcio Milan, mercado, Noruega, Norwegian Seafood Council, Oystein Valanes, pescado, pesquisa, preço, produção, Thamires Quinhões, varejo

 
BaresSP publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3