Manual do Ministério da Saúde limita consumo de conservas

Manual do Ministério da Saúde limita consumo de conservas

As conservas não estão muito bem cotadas no Ministério da Saúde. A nova edição do Guia Alimentar para a População Brasileira recomenda evitar peixes em conserva

15 de maio de 2015

As conservas não estão muito bem cotadas no Ministério da Saúde. O órgão acaba de lançar uma nova edição do Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado pela primeira vez em 2006, no qual recomenda evitar o consumo de alimentos processados, incluindo os peixes em conserva.

Na avaliação dos autores do Guia, os processados levam ingredientes como sal e óleo que transformam alimentos com baixa ou média quantidade de calorias por grama em alimentos de alta densidade calórica, citando peixes em conserva entre eles. "A alimentação com alta densidade calórica, como já se disse, está associada ao risco de obesidade", diz o texto.

O guia até recomenda o uso de conservas de pescado como ingredientes de preparações culinárias que incluem alimentos in natura ou minimamente processados, mas não aconselha o consumo quando estas preparações são substituídas por sanduíches. Ou seja, aquele pão com maionese e atum não é recomendado.

"Limite o uso de alimentos processados, consumindo-os, em pequenas quantidades, como ingredientes de preparações culinárias ou como parte de refeições baseadas em alimentos in natura ou minimamente processados", sintetiza o texto.

Esta segunda versão do Guia Alimentar para a População Brasileira (acesse-o aqui) atualiza as diretrizes alimentares oficiais para a população brasileira. "Diante das transformações sociais vivenciadas pela sociedade brasileira, que impactaram sobre suas condições de saúde e nutrição, fez-se necessária a apresentação de novas recomendações", explica o material.

A segunda edição passou por um processo de consulta pública, que permitiu o seu amplo debate por diversos setores da sociedade e orientou a construção da versão final como apresentada no link acima.

atum em lata, conservas, Ministério da Saúde, sardinha em lata

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3