Mar do Ártico derrete menos em 2013, mas ritmo de mudanças climáticas não diminui, diz NOAA

Mar do Ártico derrete menos em 2013, mas ritmo de mudanças climáticas não diminui, diz NOAA

23 de dezembro de 2013

 2013-Arctic-summer-meltCrédito da imagem: NASA Goddard Photo and Video



Mais gelo do Ártico sobreviveu ao verão da área em 2013, comparado a 2012, pois as temperaturas ficaram mais baixas, segundo relatório do National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA)


Porém, segundo o especialistas da organização, a noticia não é tão animadora, pois ano a ano as estatísticas mudam. A média observado não chega a ser tão animadoras assim, nos últimos anos as mudanças climáticas estão cada vez mais rápidas e intensas.

"O Ártico teve uma pausa em 2013, mas um ano não altera a tendência de longo prazo em direção a um Ártico mais quente", disse Martin Jeffries, geofísico da Universidade do Alasca, que é o conselheiro científico para Comissão de Pesquisa da NOAA.

O caso de 2013 " é simplesmente variabilidade natural ", disse o diretor do Ice Data Center, Mark Serreze , que não fez parte do relatório NOAA mas o elogiou . "Não há nada sobre o ano de 2013 que fornece qualquer evidência de que o Ártico está em um caminho para a recuperação. ", disse Serreze a CBS.

As espécies de peixes estão se movendo para o norte, mas o  permafrost está derretendo . Enquanto alguns peixes estão se saindo melhor, outros animais associados com o Ártico , como os ursos polares e morsas, estão cada dia com mais problemas. O relatório citou declínios severos no tamanho dos rebanhos de renas na região.  "Muitos dos rebanhos em nível global estão em mínimos de todos os tempos ", disse Michael Svoboda do Serviço a Vida Selvagem do Canadá.


No Brasil


Para chamar a atenção sobre o derretimento do Ártico, ativistas do Greenpeace colocaram na Avenida Paulista um enorme bloco de gelo com uma alegoria de urso polar no dia 18 de dezembro.

A mensagem "Não deixe o seu futuro derreter" foi colocada na estrutura. Os ativistas alertam que a exploração de petróleo no Polo Norte poderá agravar o derretimento das calotas polares da região.

ártico, calotas, derretimento, greenpeace, mar, NOAA, polares, urso polar

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3