Marel apresenta inovação no processamento de peixe branco

Marel apresenta inovação no processamento de peixe branco

13 de agosto de 2014

Crédito da imagem: Rich Roberts


O processamento do peixe branco está mudando, a filetagem está ganhando cada vez mais atenção. Para aproveitar mais a carne do peixe e automatizar o processo, o maquinário está ganhando destaque. Acompanhando esse momento de mercado, a Marel está fazendo o lançamento do FlexiCut, um robô de corte desenhado para detectar e retirar as espinhas com muita precisão.




[caption id="attachment_5486" align="alignright" width="448"]marel Crédito da imagem: Divulgação[/caption]

FlexiCut combina dois passos críticos de processamento em uma máquina: encontrar as espinhas de maneira precisa, e cortar para remover os espinhos . O equipamento tem um detector de imagem de alta resolução de raios-X e controla um mecanismo de corte por jato de água,  para retirar as espinhas.


"É de suma importância determinar a posição das espinhas, para melhorar a produção. Atualmente, entre 6 e 10% dos filés são removidos manualmente com corte V. O objetivo é aumentar a produção de 2 a 4%, o que representa um acréscimo significativo para os nossos clientes”, diz Kristjan Hallvardsson, diretor de desenvolvimento de produto Marel.


A utilização de jatos de água no processo de remição de espinhas é um dos diferenciais da máquina,  a FlexiCut pode fazer vários padrões de corte  e graças a opção de recorte angular pode monitorar as linhas curvas da estrutura óssea e, por conseguinte, reduzir o material espinhoso. A automação permite que aos processadores produzir pescados livres de espinhas, quase sem manipulação manual e introduzir novos produtos como lombo com pele e filés pequenos.

A FlexiCut é o primeiro resultado tangível de um projeto feito por uma colaboração entre Marel, Sintef, Noruega Seafoods e Faroé Origin. Ele é baseado em uma pesquisa detalhada das matérias-primas e técnicas de processamento, com o uso das mais recentes soluções tecnológicas Marel, como já informou o Seafood Brasil.

"Consideramos FlexiCut como o primeiro passo rumo a uma nova geração de conceitos de processamento", explica Hallvardsson.

filetagem, marel, máquina, peixe, peixe branco, processamento

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3