Mato Grosso pode se tornar maior produtor de pescado do país

Mato Grosso pode se tornar maior produtor de pescado do país

20 de outubro de 2014

Crédito da imagem: U.S. Department of Agriculture


Pesquisa realizada pelo Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária), vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado avalia o setor de piscicultura no Estado e atesta a tendência de que MT pode se tornar o maior produtor do Brasil, porém existe uma necessidade de investimentos.

Atualmente, o Paraná tem a maior produção do país, são 80 mil toneladas anuais. O Mato Grosso tem uma produção anual que já supera 60 mil toneladas/ano, atestou o estudo. "A maioria da produção é destinada para o consumo no Estado, cerca de 72%", diz um trecho do material.


"O resultado é otimista. Mato Grosso tem potencial para ser líder, mas é preciso investir na cadeia de produção", disse o gestor de Projetos do Imea, Daniel Latorraca, que participou do trabalho, em entrevista ao Globo Rural. 


A metodologia do estudo foi: percorrer 28 municípios produtores, em 10 meses. Ouvir 231 produtores (o equivalente a 20% do total), além de 16 frigoríficos e pontos de comercialização de peixe.


Porém, um dos problemas notados pelo estudo foi a falta de profissionalização, afinal a mais de 55% dos piscicultores começaram na atividade há menos de cinco anos  e "para muitos produtores, a atividade ainda é tratada quase como um hobby, no máximo uma atividade secundária na propriedade. Isso é algo que tem de mudar para que o mercado seja consolidado", disse o superintendente do Imea, Otávio Celidônio, disse em entrevista ao Globo Rural.


Outro problema foi o licenciamento ambiental. "A falta de estratégia pública para o desenvolvimento da cadeia gera leis complexas e burocráticas em relação ao meio ambiente", aponta o estudo.


De acordo com o estudo, o consumo de pescado no país está crescendo, porém os níveis de exigências também cresceram. "A indústria deve explorar um produto de baixo custo, de fácil acesso e preparo para o consumidor final, com o propósito de competir diretamente com os filés importados de peixes congelados”, diz a pesquisa.

aquicultura, Cuiabá, estudo, Mato Grosso, Paraná, pescado, pesquisa, produção

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3