Mercado aberto! FDA autoriza exportação de molusco para os EUA

Mercado aberto! FDA autoriza exportação de molusco para os EUA

24 de fevereiro de 2014

Crédito da imagem: L.C.Nøttaasen


Exportadores de moluscos bivalves da Baixa Califórnia, no México, retomaram as atividades depois de quase sete meses desde que a Food and Drug Administration (FDA) fechou a entrada de produtos para o mercado dos EUA.


Estima-se que, após o decreto emitido em agosto de 2013 pelo FDA, 500 toneladas de ostras orientais não foram exportados a cada mês, o que afetou mais de 30 empresas que tiveram de suspender as operações.

O fechamento das fronteiras impostas pelos EUA pela inconsistências nos protocolos de vigilância ou de segurança, tiveram um forte impacto sobre os produtores de ostras orientais de San Quintin e Rincon Ballenas, originários do México.

O presidente do Comitê Estadual de Aquicultura Saúde e Segurança da Baixa Califórnia ( CESAIBC), Sergio Guevara Escamilla, em entrevista ao portal Fis.com, destacou que eles estão tentando evitar um novo fechamento de fronteiras, e acrescentou que, uma semana após a reabertura das áreas classificadas para a exportação, reativação gradual da colheita, processamento e transporte podia ser visto.


Além disso, laboratório Ficotox, sob a jurisdição do Centro Científico de Pesquisa e Ensino Superior ( CICESE ) , tornou-se o terceiro laboratório autorizado a identificar e validar produtos para o FDA.


A volta do “molusco estrangeiro” para o mercado dos EUA animou os exportadores.A notícia abre brecha para que outros países, além do México, enviem seus produtos à mesa dos americanos. Sendo assim, o Brasil e os vizinhos sul-americanos já podem começar a namorar o paladar do Tio Sam.


 

Brasil, EUA, exportação, FDA, importação, liberação, México, molusco, USA

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3