MPA diz não saber de estudo para corte de ministérios; pasta estaria sob ameaça

MPA diz não saber de estudo para corte de ministérios; pasta estaria sob ameaça

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) afirmou ao Seafood Brasil, por meio de sua assessoria de imprensa, que até a última sexta-feira (27/03) não havia sido informado sobre nenhum um suposto estudo que a presidente Dilma Rousseff teria pedido à Casa Civil para redução de ministérios, incluindo o MPA.

30 de março de 2015

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) afirmou ao Seafood Brasil, por meio de sua assessoria de imprensa, que até a última sexta-feira (27/03) não havia sido informado sobre nenhum um suposto estudo que a presidente Dilma Rousseff teria pedido à Casa Civil para redução de ministérios, incluindo o MPA.

Uma notícia publicada pelo Estadão em 26 de março (leia aqui) dava conta de que a presidente teria encomendado esse estudo por estar "pressionada por queda da popularidade" e "para mostrar austeridade" diante de "cobrança de aliados".  Entre os ministérios que poderiam ser atingidos estariam o MPA, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), além de secretarias com status de ministério, como Assuntos Estratégicos, Direitos Humanos, Mulheres e Políticas de Promoção de Igualdade Racial.

De acordo com a assessoria do MPA, o órgão não ouviu dentro do governo este assunto. "Além do que o ministério tinha previsto um orçamento de R$ 254 milhões e foi aprovado no Congresso Nacional um orçamento de R$ 773 milhões com as emendas parlamentares", diz a assessoria. O orçamento ainda será remetido à aprovação de Dilma. "A única pessoa que se posicionou até o momento oficialmente a favor da extinção do ministério foi o Senador Aécio Neves, que faz parte da oposição".

A matéria do Estadão diz que a presidente já havia buscado essa redução anteriormente, mas que diante da reação de movimentos populares teria desistido da ideia. Na ocasião, diz o texto, "cogitou-se incorporar a Secretaria de Assuntos Estratégicos ao Ministério do Planejamento, enquanto a Pesca retornaria ao Ministério da Agricultura". Agora, segundo o jornal, o assunto teria sido retomado pela presidente como forma de dar uma sinalização mais fonte de ajuste de gastos do governo.

Mas na própria sexta-feira (26/03), o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Pepe Vargas, reafirmou que a presidente não tem intenção de fazer uma reforma ministerial.  Sobre a redução nas pastas, Vargas disse que "este tema não tem sido debatido nas reuniões de governo".

Helder Barbalho, MPA, Pesca e Aquicultura, redução de ministérios

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3