MPA vai à Israel para viabilizar cultivo no agreste

MPA vai à Israel para viabilizar cultivo no agreste

Cultivar tilápia na secura do agreste nordestino parece uma miragem, mas é em busca deste oásis que o ministro da Aquicultura e Pesca, Marcelo Crivella, foi ao Oriente Médio.

11 de junho de 2013

Crédito da imagem: Divulgação MPA

Cultivar tilápia na secura do agreste nordestino parece uma miragem, mas é em busca deste oásis que o ministro da Aquicultura e Pesca, Marcelo Crivella, foi ao Oriente Médio. Desde domingo, (9), o ministro está em Israel, país cuja aquicultura cresceu em média 8% ao ano ao longo da última década, segundo informa o MPA. "Israel, embora um país territorialmente pequeno e parcialmente desértico, detêm tecnologias nas áreas de irrigação e aquicultura ambientalmente sustentáveis", diz nota do ministério.

O ministério avalia que a experiência naquele país poderia ser aplicada no Nordeste brasileiro, que concentra áreas áridas com carência de atividades produtivas adaptadas à realidade do local. De acordo com o MPA, o programa do ministro Marcelo Crivella em Israel prevê encontros e visitas a entidades governamentais, centros de pesquisa e empresas particulares de alta-tecnologia do segmento de aquicultura.

Uma das visitas foi à TransAlgae - empresa de biotecnologia associada ao grupo brasileiro Suzano -, que cultiva e desenvolve algas que podem se converter em produtos para favorecer o crescimento e o combate a doenças em peixes e camarões. A vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da  TransAlgae, Ofra Chen (na foto, com o ministro Crivella), disse que vislumbra oportunidades de negócio para a expansão da aquicultura no Brasil com conhecimentos já adquiridos e desenvolvidos em Israel na criação de tilápias.

Crivella, Israel, MPA

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3