Perda de vínculo com o passado fez Nissui sair da Netuno, dizem fontes

Perda de vínculo com o passado fez Nissui sair da Netuno, dizem fontes

12 de junho de 2013

Crédito da imagem: Divulgação

A divisão de negócios Netuno Internacional sofreu grande abalo recentemente, com o anúncio da saída do conglomerado japonês Nissui do negócio. O fato foi amplamente noticiado a partir da divulgação, em 22 de março, de um comunicado da japonesa que calculava em quase R$ 180 milhões sua "perda extraordinária" com o negócio. (Veja o comunicado, em inglês, aqui)

A saída da Nissui foi o mais recente episódio de um complexo processo de transformação interna, iniciado em meados de 2011, que promoveu diversas mudanças em postos-chave da empresa. Esse processo é apontado por uma fonte do mercado consultada pelo Seafood Brasil como a principal razão da reorganização por que passa a empresa, que exporta a mais de 12 países. Com a profissionalização promovida pelo grupo japonês, diz a fonte, a companhia teria perdido pontos essenciais da cultura que a transformou em uma potência.

No comunicado, a multinacional asiática reporta perdas de 84 milhões de dólares e liquidação do negócio, além de informar que a decisão foi tomada após a divulgação dos resultados anuais da empresa - cujo balanço compreende o período até o dia 31 de março. A Nissui Internacional teve de revisar a previsão financeira para o ano fiscal de 2013, contabilizando as perdas. A razão oficial do fim da parceria foi a declaração de "perdas extraordinárias” e ajustes que precisam ser feitos com a parceira brasileira. Entretanto, não há detalhes de quais operações afetaram o balanço negativo.

A notícia surpreendeu a parte brasileira da parceria. “O gerenciamento local não recebeu nenhuma informação vinda do headquarter da Nissui Internacional”, disse Cairo Pontes, CFO e CEO da Netuno. Todavia, a parcela brasileira da operação declarou que a Netuno segue operando em condições regulares no mercado brasileiro.

O Seafood Brasil acompanha a nova fase da Netuno e, em breve, publicará mais informações sobre o assunto.

Brasil, fim, Japão, Netuno, Nissui, parceria

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3