Novas regras de inspeção e antidumping tiram panga dos Estados Unidos, diz site

Novas regras de inspeção e antidumping tiram panga dos Estados Unidos, diz site

Associação nacional que engloba importadores sugere protecionismo

18 de agosto de 2017

Um oficial vietnamita consultado pelo portal Seafood Source indicou que a adoção de novas regras pelo órgão de inspeção norte-americano pode inviabilizar a importação de pangasius do Vietnã no futuro.

No início de agosto, o Departamento de Segurança Alimentar e Serviço de Inspeção dos Estados Unidos (FSIS) começou a inspecionar todos os bagres importados. Apenas dois de 14 exportadores vietnamitas habilitados estão despachando volumes significativos do produto aos Estados Unidos, por conta das novas medidas e de uma alta taxa de anti-dumping adotada contra bagres.

Como o Ministério da Indústria e Comércio do Vietnã já adiantou que o país não será capaz de cumprir as novas regras, é possível que, já a partir de março de 2018, as exportações de panga parem.

De acordo com a NFI, uma associação norte-americana que engloba as empresas de pescado, o programa do departamento de agricultura dos EUA de incentivar a produção de bagres nativos está por trás da medida. “É um pretexto para excluir um peixe, contra o qual certos produtores domésticos não querem competir”, disse Gavin Gibbons, porta-voz da NFI.

Outro problema pode afetar a imagem do panga em todo mundo. Ainda segundo o Seafood Source, pesquisadores noruegueses detectaram a ocorrência de um parasita no fígado de alguns exemplares de panga vietnamita selvagem.

Os cientistas do Instituto Nacional de Nutrição e Pesquisa em Pescado, em Bergen, acharam uma espécie de sanguessuga em panga do Delta do rio Mekong. Segundo os pesquisadores, se o pescado for consumido cru, o parasita pode causar doenças em humanos no fígado e até câncer.

USDA

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3