Novidade: Presunto defumado de tilápia surge em Santa Catarina

Novidade: Presunto defumado de tilápia surge em Santa Catarina

08 de setembro de 2014

arroba publicidade

Crédito da imagem: Idaho National Laboratory


 A inovação está chegando através da pesquisa, assim que surge o presunto defumando de tilápia. O produto veio por meio de uma parceria do Instituto SENAI de Alimentos e Bebidas, de Chapecó, com a cooperativa Pescados Pinhal, que reúne produtores de peixe de Concórdia.

O produto está ganhando destaque mundial, um dos exemplos disso foi a palestra do especialista Riveli Vieira Brigido no Canadá. Brigido apresentou os resultados da pesquisa que identificou a boa aceitabilidade do produto pelo mercado consumidor, durante o 17º Congresso Internacional de Ciência e Tecnologia de Alimentos, realizado em agosto, na cidade de Montreal.

Os testes foram realizados com 59 provadores não treinados e que desconheciam a origem do produto. No estudo denominado Escala de Atitude, que mede o grau de aceitação, o produto recebeu 73,4% de aprovação. Na Escala Afetiva, que avalia atributos sensoriais (aroma, cor, sabor e textura), o índice de aprovação foi de 80%.

O empresário Vilso Isidoro está investindo no presunto. Isidoro está construindo uma fábrica Belo Peixe, em Lages, na qual deverá começar a produzir o produto até o final do ano.

peixe, pescado, presunto, processados, santa catarina, SC, SENAI, tilápia

 
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3