Novo padrão da ASC para bijupirá pode fazer testes no Brasil

Novo padrão da ASC para bijupirá pode fazer testes no Brasil

O Aquaculture Stewardship Council (ASC), equivalente à Marine Stewardship Council (MSC) para a aquicultura, informou que um padrão de normas para o cultivo do bijupirá (chamado de cobia no exterior) e a seriola foi entregue na semana passada e agora se junta a normas para a tilápia, pangasius, salmão, camarão, truta, moluscos bivalves e abalone - outro tipo de molusco.

13 de fevereiro de 2015

O Aquaculture Stewardship Council (ASC), equivalente à Marine Stewardship Council (MSC) para a aquicultura, informou que um padrão de normas para o cultivo do bijupirá (chamado de cobia no exterior) e a seriola foi entregue na semana passada e agora se junta a normas para a tilápia, pangasius, salmão, camarão, truta, moluscos bivalves e abalone - outro tipo de molusco.

De acordo com Bas Geerts, diretor de padronagem do ASC, o próximo passo é desenvolver o manual de auditoria e, em seguida, começar o teste piloto.  A ASC vai coordenar o estudo em fazendas de bijupirá pelo mundo. Segundo a entidade, o Brasil, ao lado do Japão e México, já mostrou interesse em sediar os estudos.

Estes pilotos irão garantir o padrão para seriola e bijupirá por meio da aplicação das normas às fazendas selecionadas. É uma chance de verificar como se comportam as operações com o novo padrão de cultivo estipulado pela ASC. Quando terminarem as auditorias-piloto, os resultados serão utilizados para terminar a versão final do manual de auditoria. Isso irá guiar certificadores e aquicultores na forma como a norma deve ser aplicada. 

As normas têm a intenção de abordar os impactos ambientais e sociais negativos oriundos do cultivo do bijupirá e seriola, incluindo a preservação de habitats locais e da biodiversidade, a conservação de água e de qualidade, origem responsável de ingredientes de alimentos, uso mínimo de fitoterápicos e antibióticos, a cuidar de seus funcionários e promovendo um bom relacionamento com a comunidade.

A ASC antecipa que o padrão e manual de auditoria estarão prontos para o lançamento no último trimestre de 2015.

Crédito da foto: WIDTTF/Creative Commons

aquicultura responsável, bijupirá, cultivo, sustentabilidade

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3