O que vamos cultivar e comer em 20 anos?

O que vamos cultivar e comer em 20 anos?

21 de julho de 2014

Crédito da imagem: alex_and_stacy


Os recursos do mar estão atingindo seus limites por causa da mudança climática, poluição e, além disso, a demanda do consumidor por frutos do mar está aumentando. Para conciliar essas tendências opostas, precisamos mudar as espécies de peixes que estamos comendo e também a forma como gerimos os alimentos selvagens capturados e de criação do mar. Essa é a opinião de Paul Greenberg, um especialista em pesca-indústria e autor de dois livros sobre o futuro dos oceanos, "Four Fish" e "American Catch".


 Greenberg prevê que em 20 anos uma variedade de algas marrom chamada kelp irá classificar como um dos 10 melhores frutos do mar mais consumidos nos Estados Unidos.



Aquicultura 2.0


 Certas espécies de peixe branco que são mais adaptadas para ambientes de aquicultura, como tilápia e pangasius: “a aquicultura recebe uma má reputação, principalmente por razões ambientais, mas não é ruim se for bem feito”, diz Greenberg em entrevista a Business Insider. 


Isso significa que mudar o sistema de uma aquicultura de grande escala para uma escala menor, feita em pequenas parcelas de oceano. Isso inclui bivalves, como mariscos, mexilhões e ostras e algas comestíveis.  "Se aquicultura foram organizados em torno desse princípio, então seria bom para o país", diz Greenberg.



Futuro


 Greenberg faz uma lista dos 10 frutos do mar que devem ser os mais consumidos pode daqui a 20 anos.


Carpa asiática, um grande peixe que está tomando conta de rios chineses do Centro-Oeste e já é largamente consumida na China, poderia passar para a lista de acordo com a aceitação do consumidor. "O argumento biológico para a carpa é realmente difícil de resistir. Carpa são  eficientes como alimento e podem ser facilmente trabalhada em um sistema de policultura”, Diz Greenberg.


Os americanos podem ser mais receptivos a bijupirá, um peixe branco com um sabor doce, que tem um enorme potencial comercial na indústria da aquicultura, de acordo com Greenberg. A China é o principal produtor de bijupirá e a produção provavelmente vai se expandir para outros países no futuro, de acordo com o National Ocean and Atmospheric Administration.


A decisão de quais frutos do mar que comeremos  no futuro, vai ser influenciada por uma combinação do que resta no oceano e as decisões éticas que fazemos sobre o que é bom para o meio ambiente. "Se não temos uma escolha, vamos consumir os alimentos mais baratos e mais eficientes, como carpas e algas", diz Greenberg.

algas, aquicultura, comer, cultivar, filés brancos, pangasius, Paul Greenberg, tilápia

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3