Ostra de Santa Catarina busca certificação

Ostra de Santa Catarina busca certificação

04 de novembro de 2014

arroba publicidade
Crédito da imagem: U.S. Army Corps of Enginee

A iniciativa de conseguir a certificação veio de cerca de 100 produtores de ostra de Santa Catarina, que pretendem receber o selo de qualidade até o ano que vem.  A certificação de origem depende de análises que serão realizadas por chefs de cozinha e nutricionistas do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/SC) e de um relatório que será entregue para o Governo Federal com resultados.

O método para conceder a certificação será através de avaliações mensais de amostras de ostras até a metade de 2015. Os especialistas vão dar notas de 1 a 9 para as características como: aroma, a umidade e a textura do produto.


Após esse processo, um relatório será enviado para o Governo Federal, que ficará responsável pela validação do selo.  Para incentivar a adoção do selo,  caso a certificação seja aprovada, os pescadores terão que criar um manual com detalhes do manejo da ostra para manter o padrão de qualidade.


A intenção dos marinicultores é agregar valor ao produto e ampliar. Para conquistar o selo, os produtores precisam manter rigorosas regras de higiene e de sustentabilidade.


 

certificação, ostra, produção higiene, qualidade, santa catarina, SC, selo, sustentabilidade

 
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3