Ostras constroem casas de alagoanos com ajuda de espanhóis

Ostras constroem casas de alagoanos com ajuda de espanhóis

18 de julho de 2014

Alagoas faz parceria com a Espanha e aumenta a produção nacional de ostras

Crédito da imagem: Rebecca Wood


Em Coruripe, Alagoas, a indústria aumenta a renda de produtores locais graças a uma parceria entre o Governo do Estado e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid).  A parceria coloca pela primeira vez no Nordeste uma depuradora de ostras, que serve como fonte de renda para centenas de produtores, pois todo o produto pescado passa a ter comercialização certa,  e, ainda, garante mais segurança ao pescado.


“Para nós, é um verdadeiro privilégio. Vivemos da ostra há pelo menos 14 anos, e é dela que retiramos todo o nosso sustento. Da ostra fizemos nossas casas, e dela conseguimos comprar remédios, por exemplo”, afirma a produtora Adriana de Almeida, do povoado Palateia, na Barra de São Miguel, em entrevista ao Tribuna Hoje.


Food service


“Nós sempre vamos para as praias vender as ostras no varejo. Muitas vezes, quando não tínhamos um bom dia de comércio, precisávamos dar fim às ostras, que têm vida curta se não forem bem tratadas e armazenadas. Com a depuradora, passamos a ter um complemento, pois aquilo que não é vendido diretamente aos clientes passa para lá. Todos saem ganhando”, conta o produtor José Nino.


Segundo a reportagem do Tribuna Hoje, a depuradora também está ajudando no food service, pois transmite segurança no produto e ajuda a cumprir as normas da Vigilância Sanitária. “Tudo isso dá mais credibilidade ao produto, que passou a ser mais consumido por aqui. A ostra se tornou uma espécie de atração, o consumo aumentou, e a expectativa é que continue crescendo”, afirma o chef Jonathas Moreira, em entrevista a Tribuna Hoje.


 

Alagoas, depuradora, Espanha, ostra, produção

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3