Pacu com valor agregado é meta de projeto em Mar del Plata

Pacu com valor agregado é meta de projeto em Mar del Plata

22 de outubro de 2014

Crédito da imagem: Simon Q

O Centro INTI-Mar del Plata, instituto Nacional de Tecnologia Industrial, que pesquisa novas tecnologias para o setor de agricultura e alimentos, em Corrientes, na Argentina  desenvolveu equipamentos e procedimentos diferentes para agregar valor a pequenos exemplares de pacu.

O instituto criou novos procedimentos para produzir diferentes tipos de porções de Pacu, sem espinhas, na Cooperativa piscícola da Piracuá. O trabalho da cooperativa estava limitado principalmente pela falta de equipamento de congelamento e pelo custo de produção de obter cortes sem espinhas.

O engenheiro Ricardo Boeri, responsável pela divisão de aquicultura do INTI, disse em comunicado: "Diante dessas dificuldades, em uma primeira etapa de trabalho, conseguimos obter cortes mais simples, sem espinhas, e por um custo menor do que no método tradicional.”

Ele também disse que, por causa da operação, permaneceu  uma significativa quantidade de sobra de carne nos ossos, e então o projeto  trabalhou em diversas operações mecânicas, como a moagem e cortes, para remover os ossos e usar a carne. 

Além disso, os alimentos de baixo custo foram desenvolvidos combinando carne de pacu com outros pescados regionais. A venda dessas novidades deve gerar um lucro para ser reinvestido no projeto e assim, criar a possibilidade de mais pesquisas para a criação de outros alimentos para o mercado.

Desde a assistência técnica do INTI, os produtores adicionaram uma linha de produção para agregar valor às espécies de pacu com menos de 800g, utilizando-os como matéria-prima para a produção de lombo, costelas e outros cortes e porções com adição de arroz e vegetais.

Esta será mais uma forma de agregar valor à produção regional, que deve atingir a meta da capacidade de produção de 120 kg por dia (equivalente a 2.000 porções de 60g por dia).

Seguindo este caminho, a próxima ideia do grupo argentino é desenvolver produtos secos (tipo lanche) de carne de pacu.

O INTI também desenvolveu um túnel de congelamento para ser usado na Cooperativa, que faz com que os produtos sejam congelados logo após o preparo, preservando desta maneira sua qualidade.

 

Argentina, Mar del Plata, pacu, produtos, valor agregado

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3