Panga certificado ganha força no Vietnã e vira exemplo

Panga certificado ganha força no Vietnã e vira exemplo

12 de agosto de 2014

arroba publicidade
Crédito da imagem:United Soybean Board

A ASC (Aquaculture Stewardship Council) certificou a fazenda GODACO, no Vietnã, como produtora de panga ambientalmente e socialmente responsável. A empresa abriu abriu suas portas para os compradores de peixe na primeira semana de agosto para demonstrar seu trabalho.

Co-financiada pela União Europeia e em parceria com a World Wide Fund For Nature (WWF), a Associação do Vietnã de Exportadores e Produtores do frutos do mar (VASEP) e a ASC juntaram-se para organizar uma fazenda de processamento com o objetivo de tornar o panga mais sustentável, a GODACO.

"O sucesso veio realmente dar às pessoas a experiência em primeira mão de como uma fazenda pode operar de forma responsável", disse Ngo Tien Chuong, Coordenador do Programa - Aquicultura, WWF no Vietnã.

"A ASC tem critérios de criação de peixes mais robustos, para que os compradores possam ver como os agricultores realmente cuidam do meio ambiente, por exemplo, como os sistemas de filtração de água funciona, garantindo a conservação da vida selvagem local, investindo em seus funcionários e trabalhar com a comunidade local”, terminou Chuong.

O Fórum Pangasius, que apresentou o projeto, foi bem visto pelos compradores de peixe e produtores. Durante o evento Esther Luiten, Gerente de Marketing Comercial da ASC, falou que a imagem de panga e como certificação ASC melhora muito e gera credibilidade ao produto no mercado internacional.

"Panga é um produto popular nos mercados europeus, especialmente na Alemanha e na Holanda. Estes mercados são competitivos e têm altas exigências de sustentabilidade. No entanto, panga ainda é confrontado com uma imagem negativa. Muitos produtores vietnamitas têm trabalhado duro para melhorar suas operações em resposta às críticas e obtiveram a certificação ASC.

A certificação ASC dá ao consumidor a garantia de que necessitam para saber que a sua compra de panga vem de uma fazenda que é social e ambientalmente responsável.

Brasil mira sustentabilidade

Já no Brasil, a preocupação com a sustentabilidade também cresce. Segundo uma pesquisa realizada pela BASF, "Farm Perspective Study", a preocupação dos consumidores nacionais em relação à sustentabilidade aumentou, atingindo 82% dos entrevistados.

A pesquisa revelou que 75% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por alimentos produzidos de forma sustentável.

ASC, panga, sustentabilidade, Vetnã, WWF

 
BaresSP publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3