“A pesca brasileira precisa de gestão”, dizem lideranças do setor

“A pesca brasileira precisa de gestão”, dizem lideranças do setor

01 de dezembro de 2014

arroba publicidade
Crédito da imagem: Pedro Ribeiro Simões

Diversos players do setor se reuniram em Brasília para pleitear a autonomia do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) em relação ao Ministério do Meio Ambiente (MMA). Receberam apoio do Senado Federal durante audiência pública na Comissão de Agricultura da casa legislativa. “O país precisa crescer. A pesca precisa crescer. E precisa de gestão”, enfatizou o presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA), Abraão Lincoln.

E continuou, em entrevista a Tribuna do Norte: “ No formato atual é impossível. Vamos evoluir. Saio satisfeito e com esperanças desta reunião”, declarou o líder do movimento setorial.

O senador Benedito Lira (PP), presidente da Comissão de Agricultura, pretende mudar a situação: “Vamos tentar resolver levando a questão ao Ministro da Casa Civil, o Mercadante, e aguardando uma decisão política. Se isto não ocorrer, uma propositura legislativa não está descartada. Sabemos que mais de 2 milhões de pessoas trabalham diretamente na atividade de pesca. Isso sem falar nos milhares de empregos indiretos. É preciso incentivar o crescimento da produção e a geração de empregos, não esquecendo a sustentabilidade e a necessidade de preservação é claro”, destacou Lira.

“O Brasil, com toda esta costa e potencial de água doce, representa menos de 1% da pesca internacional. Vamos reverter isso. Não somos contra Ministério A ou B.Queremos que se entendam e queremos produzir mais gerando mais divisas e empregos. Chega de planejamento. É hora de ação”, diz o presidente do Conselho das Empresas de Pesca do Brasil, Armando Burle.

autonomia, gestão, MMA, MPA, pesca

 
BaresSP publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3