Pesca de atum terá controle rigoroso na União Europeia

Pesca de atum terá controle rigoroso na União Europeia

05 de junho de 2014

Crédito da imagem: m_a_essam 


A Comissão Europeia reiterou o seu compromisso em aplicar medidas de controle da pesca do atum-rabilho durante a principal campanha de pesca de 2014, que acontece de 26 de maio a 24 de junho no Mediterrâneo e no Atlântico. Durante esse período, o atum-rabilho só pode ser pescado por grandes navios, com rede de cerco com retenida. A campanha de pesca faz parte do plano de recuperação acordado a nível internacional para repor as unidades populacionais deste peixe a níveis sustentáveis.


“A UE tem trabalhado incansavelmente para proteger o atum-rabilho: reduzimos a frota de pesca, apertarmos o cerco de controle e temos desempenhado um papel ativo e coerente na Convenção Internacional para a conservação dos tunídeos do atlântico, que é responsável pela gestão desta pescaria. Contribuímos assim para afastar a ameaça de extinção que pairava sobre as unidades populacionais de atum-rabilho do Atlântico Este. Estou convicta de que estamos no bom caminho”, declarou Maria Damanaki, Comissária Europeia, responsável pelos assuntos marítimos e pescas, em comunicado oficial.


Esse ano a cota da União Europeia subiu, pois pela primeira vez os navios da Croácia farão parte dessa frota. Em 2014, serão será de  7 939 toneladas, ou seja, 5 % a mais. Os outros Estados-Membros ativamente envolvidos na pesca do atum-rabilho são Espanha, França, Itália, Grécia, Portugal, Malta e Chipre. Estes oito países dividem entre si a quota da região, tendo a Espanha e a França as maiores partes.


Para impedir a sobrepesca, foi instaurado um programa de controle e inspeção. A Comissão Europeia também monitora, em permanência, as capturas e analisa os dados do sistema de localização dos navios (um sistema de rastreamento por satélite), a fim de garantir o respeito integral de todas as regras e das cotas individuais dos navios.


 

atum, atum rabilho, controle, pesca, UE, União Européia

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3