Pescado ajuda a desenvolver sertão da Paraíba

Pescado ajuda a desenvolver sertão da Paraíba

15 de dezembro de 2014

Crédito da imagem: United Soybean Board


A criação de peixe em tanque de rede em comunidade rural, no município de Santa Helena, no sertão paraibano, está servindo de modelo para outras produções familiares em Cajazeiras (468 quilômetros da capital do estado, João Pessoa). O projeto foi desenvolvido por integrantes da Associação dos Criadores de Peixe Tanque de Rede.

Sob a coordenação de Edilson Pereira de Almeida, coordenador regional da Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural) em Cajazeiras, os agricultores trabalham com a criação de tilápia do Nilo, que é uma espécie precoce que apresenta excelente desempenho em diferentes regimes de criação. Em sistemas extensivos, apenas com adubação dos viveiros, alcança produtividades de até 3.500 quilos por hectare anualmente, em densidades entre 8 mil e 10 mil peixes por hectares.


Em gaiolas de pequeno volume, pode-se produzir de 200 a 300 quilos de tilápia/m³. “Hoje, todos os associados desenvolvem suas atividades no empreendimento de piscicultura de forma planejada, ou seja, cada associado tem sua escala diária, agendada para o ano inteiro. Assim, poderão desenvolver seus trabalhos de forma igualitária, onde cada um executa o que for planejado para aquele dia da escala”, comentou o presidente da Associação, Adriano Domingos, em entrevista ao PB Agora. 


“Desde sua fundação, a Associação possui parcerias com o Projeto Cooperar, Emepa, Emater Paraíba, Sebrae e prefeitura municipal, cujos parceiros contribuem para que o empreendimento alcance o sucesso desejado por todos”, observou Rafael Alexandre.

aquicultura, Paraíba, pescado, piscicultura, sertão, tilápia

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3