Pescado se sobressai à Semana Santa! Brasil já importa mais peixes do que trigo
17 de abril de 2014
Crédito da imagem: Gideon/Creative Commons
A Semana Santa é uma das épocas que mais se come peixe no Brasil, mas nos últimos tempos, o pescado vem sendo consumido durante todo o ano. E isso já está sendo refletido na balança comercial brasileira.
No primeiro trimestre de 2014, as importações de pescados somaram US$ 497 milhões, um aumento de 15% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a Secex (Secretaria de Comércio Exterior). Já quando se fala em valor, elas somaram US$ 488 milhões.
Hábitos alimentares x balança comercial
Comparando com a importação de outras commodities, esse número fica cada vez mais impressionante, pois o trigo que é historicamente o produto mais importado do agronegócio e que representava metade do consumo nacional de cereal, pela primeira vez caiu mais de 24% e foi ultrapassado pelos números do pescado.
Os dados de importação comprovam a tendência de mudança nos hábitos alimentares dos brasileiros. Já que a pesquisa do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) confirmou que o consumo cresceu; a média nacional de consumo de pescado por habitante alcançou 11,17 quilos, recentemente, como já informou o Seafood Brasil.
[caption id="attachment_3939" align="aligncenter" width="512"] Crédito da imagem: Andrea Pokrzywinski /Creative Commons[/caption]
E, de acordo com os números de importação, o salmão continua sendo um dos peixes favoritos no paladar brasileiro. Um dos principais fornecedores desse peixe para o país é o Chile, que viu crescimento de 66% nas compras (salto para US$ 113 milhões). Hoje, o salmão chileno já representa mais de 20% das importações de pescados.
[caption id="attachment_3203" align="alignright" width="432"] Crédito da imagem: Divulgação[/caption]
O que também impulsiona o consumo no Brasil é o crescimento do varejo e do food service. O Walmart está crescendo e dando importância para o pescado, principalmente aquele que provém de pesca sustentável. O Pão de Açúcar segue o mesmo caminho.
Já quando se fala de food service, as redes brasileiras crescem e se internacionalizam, como a Coco Bambu que está indo para Miami e a Vivenda do Camarão que já abriu lojas nos Estados Unidos, como já informou o Seafood Brasil. A Marcomar também investiu no setor e comprou a Sushi Bonsai.
Chile, exportação, importação, MPA, OMS, Pão de Açúcar, pescado, salmão, sushi, Sushi Bonsai, trigo, walmart