Pescado se sobressai à Semana Santa! Brasil já importa mais peixes do que trigo

Pescado se sobressai à Semana Santa! Brasil já importa mais peixes do que trigo

17 de abril de 2014

Crédito da imagem: Gideon/Creative Commons


A Semana Santa é uma das épocas que mais se come peixe no Brasil, mas nos últimos tempos, o pescado vem sendo consumido durante todo o ano. E isso já está sendo refletido na balança comercial brasileira. 


No primeiro trimestre de 2014, as importações de pescados somaram US$ 497 milhões, um aumento de 15% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a Secex (Secretaria de Comércio Exterior). Já quando se fala em valor, elas somaram US$ 488 milhões.

 

Hábitos alimentares x balança comercial

Comparando com a importação de outras commodities, esse número fica cada vez mais impressionante, pois o trigo que é historicamente o produto mais importado do agronegócio e que representava metade do consumo nacional de cereal, pela primeira vez caiu mais de 24% e foi ultrapassado pelos números do pescado.


Os dados de importação comprovam a tendência de mudança nos hábitos alimentares dos brasileiros.  Já que a pesquisa do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) confirmou que o consumo cresceu; a média nacional de consumo de pescado por habitante alcançou 11,17 quilos, recentemente, como já informou o Seafood Brasil.  

[caption id="attachment_3939" align="aligncenter" width="512"]Andrea Pokrzywinski Crédito da imagem: Andrea Pokrzywinski /Creative Commons[/caption]

E, de acordo com os números de importação, o salmão continua sendo um dos peixes favoritos no paladar brasileiro. Um dos principais fornecedores desse peixe para o país é o Chile, que viu crescimento de 66% nas compras (salto para US$ 113 milhões). Hoje, o salmão chileno já representa mais de 20% das importações de pescados.


 

[caption id="attachment_3203" align="alignright" width="432"]vivenda do camarão Crédito da imagem: Divulgação[/caption]

O que também impulsiona  o consumo no Brasil é o crescimento do varejo e do food service. O Walmart está crescendo e dando importância para o pescado, principalmente aquele que provém de pesca sustentável. O Pão de Açúcar segue o mesmo caminho. 


Já quando se fala de food service, as redes brasileiras crescem e se internacionalizam, como a Coco Bambu que está indo para Miami e a Vivenda do Camarão que já abriu lojas nos Estados Unidos, como já informou o Seafood Brasil. A Marcomar também investiu no setor e comprou a Sushi Bonsai.

Chile, exportação, importação, MPA, OMS, Pão de Açúcar, pescado, salmão, sushi, Sushi Bonsai, trigo, walmart

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3