Pescadores de SC querem liberar rede anilhada

Pescadores de SC querem liberar rede anilhada

28 de novembro de 2014

arroba publicidade
Representantes da Federação dos Pescadores Artesanais de Santa Catarina buscam liberação do uso da rede anilhada para a safra da tainha de 2015. O presidente da entidade, Ivo da Silva, entregou ao ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes, um documento solicitando a liberação da pesca com rede de emalhe anilhada no estado. A prática foi proibida porque o Ministério considera que a rede com anilhas não seria sustentável, pois capturaria mais peixes que o necessário.

No mesmo documento, a federação também solicitou ao Ministério apoio financeiro para realizar pesquisa sobre a pesca no estado. "Com esse financiamento, teríamos ainda mais meios para justificar a liberação da rede anilhada", disse o presidente da Federação.

O ofício foi entregue durante o Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca (Conape). "Fizemos uma apresentação ao Conselho e explicamos que a autorização que solicitamos é apenas para a pesca artesanal de pescadores credenciados. É essencial a liberação para a pesca da tainha", disse Silva em entrevista ao G1.

A previsão de resposta do Conape é até o final da primeira quinzena de dezembro.

(Crédito da imagem: Miemo Penttinen)

Conape, pescadores, rede, rede anilhada, SC

 
BaresSP publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3