Pescadores noruegueses visitam SC; Fiesp recebe encontro aquícola
Institucional

Pescadores noruegueses visitam SC; Fiesp recebe encontro aquícola

Sindipi recepciona colegas da Noruega; Fiesp, PeixeBR e Seafood From Norway realizarão III encontro Noruega-Brasil de aquicultura

07 de novembro de 2019

arroba publicidade
Com objetivo de trocar conhecimentos sobre o setor pesqueiro, o presidente do Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região (Sindipi)Jorge Neves, recebeu na quarta-feira 23 de novembro, uma comitiva de 18 pessoas da Organização de Vendas de Pescadores Noruegueses.
 
A visita foi organizada através do Conselho Norueguês da Pesca (CNP), empresa pública subordinada ao Ministério da Pesca e Assuntos Costeiros da Noruega. O grupo teve a oportunidade de conhecer embarcações, trapiches, terminais de descargas e uma indústria de processamento de pescado da região. Segundo o Sindipi, os noruegueses tiveram contato com embarcações de diferentes modalidades de pesca na empresa JS Pescados, localizada em Itajaí (SC) e pertencente à família do secretário Jorge Seif Jr., e uma indústria de processamento, a Costa Sul Pescados, localizada em Navegantes. 
 
 
 
Entre as visitas, uma reunião informal foi realizada na sede do sindicato. Na ocasião, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Pesca de Santa Catarina (Sitrapesca), Henrique Pereira, e o diretor do departamento de Desenvolvimento e Ordenamento da Pesca, Jairo Gund, também estavam presentes. 
 
Fiesp realizará III encontro Noruega-Brasil de aquicultura
 
A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), em parceria com a Innovation Norway, Royal Norwegian Embassy e a Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR), realizarão na quarta-feira (13), o III encontro Noruega-Brasil de aquicultura, na sede da Fiesp, em São Paulo.
 
A terceira edição do encontro anual abordará as parcerias bem-sucedidas entre os dois países e o uso de novas tecnologias e soluções digitais e de design para o setor, além de contar com uma rodada de negócios entre empresas norueguesas e brasileiras.
 
Conforme a organização, um dos maiores clusters de aquicultura do mundo, o NCE Aquatech Cluster, é um dos players confirmados para o evento. Na útima edição, Inge Forseth, membro do NCE Aquatech Cluster, detalhou a função desta entidade, mantida por 140 fornecedores noruegueses da aquicultura e dedicada à pesquisa e desenvolvimento na área. "A combinação do crescimento da produção próxima à costa, com sistemas fechados e de recirculação, tem dado muito sentido ao nosso trabalho", falou (leia mais aqui).
 
Programação
 
A mesa será composta por Roberto Ignacio Betancourt, diretor titular do Departamento do Agronegócio da Fiesp, Nils Martin Gunneng, Embaixador da Noruega, Jorge Seif Junior, secretário nacional de Aquicultura e Pesca (SAP), Roberto Kikuo Imai, diretor adjunto e diretor titular da Cadeia Produtiva da Pesca e da Aquicultura do Departamento do Agronegócio da Fiesp, César Bueno Garrubo, Consul Hornorário da Noruega em São Paulo, Francisco Medeiros, presidente executivo da PeixeBR e Håkon Ward, diretor da Innovation Norway South America.
 
No Painel I, o Panorama da Indústria Brasileira e Norueguesa abre com Medeiros, e o tema "Aquicultura no Brasil". Depois é vez da "Aquicultura na Noruega" com Kari Thyholt, NCE Aquatech, coordenador de projetos e fóruns temáticos (Centro Norueguês de Especialização).
 
O Painel II falará sobre Casos de Cooperação Brasil – Noruega e pesquisa aplicada com Projeto Distress Tilapia (NTNU/UNESP/Psicultura Cristalina). Em seguida tem a Indústria com: "O que é um Contrato de Pesquisa e Desenvolvimento Industrial (CPD)? Como a Innovation Norway pode apoiar parcerias", apresentado por Renata Prado, gerente sênior de projetos, Innovation Norway South America. E Caso CPD: Grupo Ambar Amaral e PE Bjørdal.
 
No Painel III serão debatidas as "Soluções para a indústria do pescado no Brasil com o que está disponível hoje e o que é necessário" com apresentação de empresas brasileiras.
 
Depois o foco será na Noruega: “Veículos não tripulados para aplicações na aquicultura” de Vegard Evjen Hovstein, CEO, Maritime Robotics. Peter Eriksen, diretor de unidade de negócios oceanos, Norbit.
 
Ainda haverá “Construindo o futuro da aquicultura marinha no Brasil” de Rhyder Ramos, CEO, RhyAkva AS. E “Howtodoaquaculture.com - BluePlanet Academy uma plataforma global de e-learning” de Trine Danielsen, CEO, Blue Planet Academy, em participação online. Já a
“Digitalização da cadeia de valor de pescado” será tratada por Janne T. Morstøl, CEO, Maritech, também em participação online, assim como Frank Edvard Vike, VP Sales Onboard & Aquaculture, MMC First Process AS.
 
A parte da tarde foi reservada para uma Rodada de Negócios.

 
BaresSP publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3