Pesquisa divulga peixes mais consumidos em São Paulo

Pesquisa divulga peixes mais consumidos em São Paulo

04 de julho de 2013

arroba publicidade
Crédito da imagem: snowpea&bokchoi


[caption id="attachment_1341" align="alignright" width="374"]peixes mais consumidos Crédito: SOS Mata Atlântica[/caption]

A Fundação SOS Mata Atlântica, por meio do Programa Costa Atlântica, fez um estudo sobre os peixes mais consumidos na cidade de São Paulo. Na pesquisa descobriram quais os peixes mais encontrados em feiras, peixarias e mercados. No processo 98 estabelecimentos foram consultados nas quatro regiões da cidade, sendo 4 barracas de peixes em 32 feiras-livres, 22 supermercados e 10 peixarias.

Nas feiras-livres, em um total de 52 espécies diferentes, a sardinha esteve presente em 100% das barracas, já o cação em 97% e o salmão, que é exclusivamente importado das águas frias chilenas, esteve presente na maioria das feiras (87,5% das barracas). Já nos mercados e peixarias, das 68 espécies, o salmão marcou presença em 97% dos estabelecimentos.

Santa Catarina

Grande parte do pescado comercializado na capital paulista é comprado no Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) e então redistribuído em peixarias de feiras-livre e mercados. Quando perguntados, os comerciantes identificaram que grande volume do pescado é proveniente de Santa Catarina (86%). E alguns mencionaram que algumas espécies são pescadas também no litoral de São Paulo. Outro fornecedor paulista é o Estado do Mato Grosso do Sul, principalmente com peixes de água doce.

No relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em 2011, a pesca global atingiu 82,4 milhões de toneladas, um aumento de 6,1% em relação aos dados de 2010. Dentre os 25 maiores países pescadores, o Brasil se posicionou em 23º lugar, com 803.267 toneladas de pescado. Um aumento de 2,3% em relação ao ano de 2010 (785.369 toneladas).

O Brasil é um importante mercado, além do Chile e dos Estados brasileiros, outros lugares fornecem para o país e para a região paulista. Veja o mapa com os principais lugares fornecedores:

quem fornece pra sp

em São Paulo, mais consumidos, Mata Atlântica, peixes, SOS

 
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3