Pirarucu invade paladar americano
17 de fevereiro de 2014
Crédito da imagem: Helio Mota
A rede americana de supermercados Whole Foods Market começou a importar para os Estados Unidos o pirarucu, que internacionalmente é conhecido pelo nome de paiche. No país o peixe já está custando US$30/kg e, por enquanto, na terra do Tio Sam é exclusivo do grupo supermercadista.
A Whole Foods está investindo no peixe depois de uma reportagem do New York Times, de dezembro, apresentar as características e vantagens do pescado natural da Amazônia. O artigo também diz que a pesca deve crescer em região de mata, em ambiente sustentável, onde espécies não são alimentadas com antibióticos, pesticidas ou hormônios, o que animou os consumidores em busca de uma vida saudável.
Oportunidade
O peixe levado para os Estados Unidos é criado, pescado, filetado e congelado no Peru. Entretanto, o mercado americano estaria disposto a se abrir também para a Amazônia brasileira, que como já informou o Seafood Brasil, investe pesado na produção do pirarucu e até o denominou como "bacalhau brasileiro".
Vale ressaltar que o Peru também está em parceria com o Brasil para a troca de conhecimento. A Embrapa desenvolveu um intercâmbio técnico-científico entre os dois países para fomentar a piscicultura. Por meio do projeto: “Fortalecimento de capacidades para o melhoramento da produção aquícola da região de Madre de Deus”.O intuito é melhorar técnicas de reprodução e produção de peixes amazônicos e incentivar o desenvolvimento por meio da atividade aquícola na Amazônia Peruana.
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