Polêmica política entre Noruega e China afeta exportações de salmão

Polêmica política entre Noruega e China afeta exportações de salmão

29 de agosto de 2013

Crédito da imagem: Michael McComb


Em 2010, o ativista político chinês Liu Xiaobo ganhou o prêmio Nobel da Paz e desde então, as relações entre Noruega e China pioraram e os asiáticos estão negando o salmão norueguês.


Liu Xiaobo era ativista político contra o governo comunista chinês e por isso está preso, mesmo assim, a Noruega o premiou com o Nobel da Paz e, então, um boicote está sendo feito e está afetando o salmão.


Pelo menos é isso que sugere uma notícia publicada no ScandAsia.com. A nota diz que o salmão fresco norueguês está demorando para aparecer no mercado chinês e, quando aparece, não esta em condição de competir com o salmão escocês  das Ilhas Feroe.


O ocorrido está sendo observado por Sigmund Bjorgo, funcionário do Conselho Norueguês de Frutos do Mar e pelo jornal de negócios Dagens Næringsliv, confirmado também com Jian Fan, um vendedor de peixes do  mercado de Xangai. "Eu não tenho visto  o salmão norueguês fresco por um mês", foi sua resposta.


Na internet, a ScandAsia informou que esses comentários foram feitos pouco depois de declarações sugestivas feitas à imprensa de seu país, pelo ministro do Exterior Noruega. "É um desejo de ambos os países, que este conflito entre para a história", disse Espen Barth Eide, quando perguntado pela crise que ocasionou o caso Xiaobo.

China, nobel, Noruega, paz, salmão

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3