Por substância cancerígena, EUA barram salmão chileno; SalmónChile nega

Por substância cancerígena, EUA barram salmão chileno; SalmónChile nega

19 de julho de 2013

Crédito da imagem: whologwhy

A agência Efe informou que os Estados Unidos suspenderam toda a entrada de salmão fresco e congelado oriundo da unidade chilena da multinacional norueguesa Marine Harvest, após a descoberta, em 5 de junho, de um carregamento contaminado com um produto químico cancerígeno.

A informação foi concedida à agência pela organização não-governamental (ONG) Ecoceanos, que afirmou que a Food and Drug Administration (FDA, por sua sigla em Inglês), suspendeu a entrada após averiguar a presença de Cristal Violeta, um químico antifúngico proibido no Chile e nos EUA, por seus efeitos cancerígenos.

Segundo a ONG Ecoceanos, esta foi a primeira expedição ao mercado dos EUA feita após um período de interrupção pela empresa norueguesa. O Cristal Violeta, também conhecido como violeta genciana, é usado para a remoção dos fungos, tanto na indústria de curtumes quanto na indústria de criação de salmão.

No vídeo abaixo, o diretor da ONG, Juan Carlos Cárdenas, explica em entrevista à CNN as implicações do uso do químico no salmão:

[youtube height="HEIGHT" width="WIDTH"]http://www.youtube.com/watch?v=U93YjqFQCtY" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen>

O SalmónChile, associação que representa os interesses da indústria salmoneira do Chile publicou ontem um comunicado em que rechaça as afirmações de que a substância seja usada no Chile. "A Marine Harvest assegura que não usa o Cristal Violeta em todos os processos de produção e também tem um programa de Segurança Alimentar, implementado em toda a área de cultivo, que garante que 100% do peixe capturado seja livre da detecção de Cristal Violeta", diz.

Ainda assim, a entidade garante que irá investigar o caso. "SalmonChile solicitou toda a informação necessária às autoridades nacionais, internacionais e à empresa Marine Harvest com o objetivo de esclarecer o quanto antes esta informação", diz o comunicado.

Veja a íntegra do comunicado completo aqui (em espanhol).

Estados Unidos, Marine Harvest, meio ambiente, salmão, sustentabilidade

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3