Presidente do Equador e do Peru colocam prevenção contra doenças na agenda binacional

Presidente do Equador e do Peru colocam prevenção contra doenças na agenda binacional

19 de dezembro de 2013

Crédito da imagem: Congreso de la Republica del Perú


Depois de um ano conturbado em relação ao camarão e a doenças, como a EMS, o Equador começa a adotar políticas preventivas. A indústria do camarão equatoriano manifestou preocupação com a ameaça de que o EMS chegasse ao país a partir do sul , pois no Peru existem diferentes barreiras sanitárias e o comércio do país com os países asiáticos, especialmente a China, pode trazer ameaças, pois é onde a doença está presente.


Essa preocupação também foi manifestada pelos produtores de camarão do Peru , que através da Associação Peruana de camarão (ALPE)  transmitiu a preocupação às autoridades de pesca daquele país. Iniciativas devem ser tomadas em conjunto com as autoridades competentes para implementar barreiras sanitárias e outras medidas de ações serão necessárias.

O Ministério do Comércio e corpos diplomáticos competentes do governo peruano concordaram em analisar a situação e encontrar soluções imediatas, para o qual foi acordado promover ações conjuntas no âmbito da Comunidade Andina, a fim de propor uma estratégia para proteger toda a sub-região da doença.

Durante a última reunião dos presidentes dos países, realizada em novembro de 2013, em Piura, Rafael Correa e Ollanta Humala tomaram conhecimento do problema grave que afeta o México e vários países da Ásia, devido a Síndrome de Morte Precoce ou necrose aguda hepatopâncreas (EMS/AHPNS), bem como as perdas econômica, produtivas e sociais causadas ??pelo setor do camarão nestes países.

Assim, na Declaração Presidencial assinada por ambos os líderes ficou acertada uma colaboração e a definição de uma estratégia conjunta para a prevenção a esta síndrome, se possível, a nível regional.

A informação foi divulgada em uma carta enviada pelo ministro do Comércio Exterior equatoriano à Câmara Nacional de Aquicultura daquele país.

camarão, doenças, EMS, equador, Peru, presidentes, prevenção

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3