Primeiro torneio nacional de pesca esportiva quer fortalecer vínculo entre lazer e aquicultura

Primeiro torneio nacional de pesca esportiva quer fortalecer vínculo entre lazer e aquicultura

O Brasil finalmente ganhou seu primeiro torneio nacional de pesca esportiva. O I Torneio de Pesca Amadora Esportiva acontecerá entre 23 e 26 de outubro deste ano, no lago de Serra da Mesa, em Niquelândia (GO).

30 de julho de 2013

O Brasil finalmente ganhou seu primeiro torneio nacional de pesca esportiva. O I Torneio de Pesca Amadora Esportiva acontecerá entre 23 e 26 de outubro deste ano, no lago de Serra da Mesa, em Niquelândia (GO). O evento é fruto de um convênio assinado recentemente entre o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e a Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (Anepe).

Apesar do foco principal na pesca esportiva, o torneio já nasce com a preocupação de fomentar a cadeia produtiva de pescado por meio da aquicultura. “A primeira missão é desenvolver a pesca esportiva, mas não podemos esquecer do incentivo às comunidades ribeirinhas”, diz Helcio Honda, presidente da Anepe, responsável pela organização. O lago da Serra da Mesa é o maior do Brasil em volume d’água (54,4 bilhões de metros cúbicos), mas sofre com histórico de poluição e sobrepesca.

[caption id="attachment_1643" align="alignright" width="291"]HHonda_Seafoodbrasil Helcio Honda, presidente da Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (Anepe)[/caption]

Esse potencial levou o MPA a incluir o lago como uma das áreas que receberão parques aquícolas em Goiás, onde pretende incentivar a produção de 2 mil toneladas de tilápias ao ano. O edital, publicado em 12 de julho, permanecerá aberto a propostas até 09 de agosto. Acesse o edital aqui.

A possibilidade de transformar a área em polo aquícola anima Honda, para quem a aquicultura na região pode ajudar a estimular também a atividade da pesca esportiva. “Queremos converter o pescador extrativista da região em aquicultor. Como quem cultiva peixes cuida do lago, não haverá agressões. Com isso, sobram mais peixes para a pesca esportiva. Com mais peixes, você tem maior fluxo de pescadores e turistas, que vão demandar leitos, pousadas e barcos”, explica Honda.

A Anepe e o MPA fizeram uma parceria com o Sebrae, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal para incorporar ao programa do evento seminários sobre a atividade aquícola. Entre os temas, os visitantes terão contato com cases de sucesso, informações sobre empreendedorismo e linha de crédito, além de técnicas de cultivo. O torneio tem ainda o apoio do Ibama, Marinha, Prefeitura de Niquelândia, Polícia Militar e Bombeiros de GO, Governo do Estado de Goiás e Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos.

A organização espera mais de 50 mil visitantes e em torno de 750 inscrições. Veja a programação completa no site do evento: http://anepe.org.br/torneio/

Inscrições e premiação

A inscrição, que custa R$ 275, pode ser feita diretamente no site da entidade (http://anepe.org.br/torneio/). Do total arrecadado, 10% será doado para instituições filantrópicas de Niquelândia.

Entre os prêmios que serão sorteados, estão um barco Quest com motor 90HP, material de pesca, barcos de alumínio, kits para pesca e outros prêmios.

parque aquícola, pesca esportiva, serra da mesa, tilápia

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3