Projeto pretende monitorar estoque de pescado no Pará

Projeto pretende monitorar estoque de pescado no Pará

07 de outubro de 2014

Crédito da imagem: mark goble

Projeto da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) pretende fazer o monitoramento dos estoques de pescado na região do Baixo Amazonas, no Pará. O projeto será chamado de Rede Institucional de Informações Pesqueiras do Baixo Amazonas, feito pelo Laboratório de Geoinformação e Investigação Pesqueira do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), em parceria com o Movimento de Pescadores locais.

“A ideia é construir uma base de informações para ser utilizada tanto para a comunidade científica fazer estudos e tentar entender até que ponto o sistema pesqueiro atual suporta a pressão, como também para servir de base para a tomada de decisões de manejo com a participação efetiva dos pescadores. A ideia é usar tecnologias de acesso, de controle e de monitoramento de dados pesqueiros, visando à produção de informações estratégicas para o planejamento e o manejo da pesca na região, além de proporcionar a interação entre as entidades atuantes no setor pesqueiro.”, explica o professor Keid Nolan, idealizador do projeto, em entrevista ao Portal Globo.com.

Segundo o professor, as informações geradas devem dar suporte a tomadas de decisão em relação a vulnerabilidades do setor pesqueiro e dos estoques na região, subsidiando decisões das colônias de pescadores e também das esferas de gestão pública.

O projeto pretende monitorar a pesca em parceria com os 2.500 filiados à Colônia de pesca Z-28. Na fase inicial, está previsto o trabalho conjunto com 150 a 200 famílias de áreas de terra firme e de várzea. A intenção é que cada família registre informações básicas sobre as espécies capturadas. Depois a universidade vai processar e analisar dos dados coletados e gerar relatórios trimestrais.

Amazônia, estoque, estudo, manejo, Pará, pescadores, pescadores familiares, pesquisa, projeto

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3