Quarto seminário do Sebrae sobre pirarucu terá mais foco em negócios

Quarto seminário do Sebrae sobre pirarucu terá mais foco em negócios

Rodada de Negócios e palestras focadas em comercialização, marca e novos mercados procuram dinamizar a atividade

28 de outubro de 2016

Com apoio da Embrapa Pesca e Aquicultura e o Ministério da Agricultura, o Sebrae Nacional leva o seminário Pirarucu da Amazônia à 4ª edição em 9 e 10 de novembro com uma estratégia clara de incrementar a promoção da marca da espécie e acelerar a geração de negócios.

Além de discutir os aspectos produtivos do animal, a programação incluiu as apresentações de Patrícia Mayana, gerente-adjunta de acesso a mercados do Sebrae Nacional, Enzo Donna, diretor da consultoria ECD Food Service, Ricardo Vasconcelos, gerente de comércio internacional da Mar & Terra e Alexandre Teixeira, diretor de criação da Azê/FBR Propaganda.

O objetivo é converter o grande potencial alegado da espécie em oportunidades de negócio. Em todo o Brasil, mas principalmente na região Norte, produtores têm sofrido com dificuldades para comercializar a produção de pirarucu, seja para indústrias de processamento, seja para o varejo ou o food service. "Considerado um dos tesouros da Amazônia, o pirarucu movimenta um mercado que tem grande potencial de crescimento, por isso, o peixe é a grande estrela deste seminário", diz a apresentação do evento.

O seminário também servirá para discutir os resultados e legado do Projeto Estruturante Pirarucu da Amazônia, que o Sebrae e a Embrapa desenvolveram entre 2007 e 2010 em Unidades de Observação da Engorda do Projeto Estruturante do Pirarucu da Amazônia, desenvolvido nos Estados do Acre, do Amapá, do Amazonas, de Rondônia, de Roraima e de Tocantins.

O projeto procurou reverter o cenário produtivo da espécie. Segundo estimativa do Sebrae, cerca de 90% do pirarucu consumido no Brasil é obtido por meio da pesca predatória. "As novas tecnologias são o único caminho para reversão desse quadro. Por meio da tecnologia desenvolvida durante os três anos de projeto, estabeleceram-se boas práticas para a produção de alevinos, o que aumentou, significativamente, a qualidade e a produção de larvas e alevinos em cativeiro", diz o órgão.

Veja aqui a programação completa do seminário Pirarucu da Amazônia e faça a sua inscrição.

O Sebrae já publicou dois manuais sobre reprodução e cultivo do pirarucu em cativeiro. Clique nos links abaixo para baixar.

Manual de Boas Práticas de Produção do Pirarucu em Cativeiro

Manual de Boas Práticas de Reprodução do Pirarucu em Cativeiro

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3