Retrospectiva 2019: Aquicultura Nacional
Aquicultura

Retrospectiva 2019: Aquicultura Nacional

Principais fatos noticiados do setor no ano

09 de janeiro de 2020

arroba publicidade
A aquicultura passa por um "efeito sanfona" crônico nos últimos anos, com muitas oscilações de preço, povoamento e oferta. Segundo o Anuário 2019 da Associação Brasileira de Piscicultura (PeixeBR), a atividade cresceu 4,5% em 2018, com uma produção de 722.560 toneladas de peixes de cultivo. Na aquicultura, a tilápia ainda é a protagonista como a principal espécie produzida (leia mais aqui).
 
 
No ano passado a espécie também apresentou sucesso com outras finalidades: o peixe ganhou destaque na mídia após sua pele ser utilizada em um procedimento cirúrgico de reconstrução do canal vaginal. Em 2015 a Universidade Federal do Ceará (UFC) já havia divulgado a técnica pioneira que utilizava a pele de tilápia em tratamento de pacientes vítimas de queimaduras (leia mais aqui).  
 
 
Os organizadores da 10ª realização da Aquishow Brasil - o maior evento de piscicultura de água doce da América Latina-, uniram forças com a revista Aquaculture Brasil e a Seafood Brasil para tornar possível a primeira edição do Prêmio Inovação Aquícola. A premiação aconteceu durante a feira e agraciou os melhores colocados entre 46 cases inscritos de todo o País (leia mais aqui). 
 

Com orientação da Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP), o Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP) para operações de financiamento de custeio e investimento da aquicultura foi extinto com vistas a desburocratizar as operações de créditos para o setor (leia mais aqui).

 
Em agosto, foi a vez do tambaqui ficar em evidência na mídia nacional, Brasília recebeu o I Festival Tambaqui da Amazônia que aconteceu após o sucesso do "Churrasco de Tambaqui”, em Ariquemes (RO). Além de autoridades, o evento contou com representantes do setor e um grande público para a distribuíição de seis toneladas de tambaqui (o equivalente a 4 mil bandas) assadas (leia mais aqui).
 
 
A primeira edição do International Fish Congress (IFC) foi considerada um sucesso. O evento reuniu toda a cadeia de pescado em um único lugar, contou com uma ampla programação, que contemplou congresso internacional, seminários de pesca e aquicultura e ainda a feira de negócios Fish Expo Brasil (leia mais aqui).
 
 
A sustentabilidade foi o tema da Aqua Nor 2019, feira internacional voltada para a indústria que apresentou as últimas inovações na aquicultura mundial. Neste ano, o encontro aconteceu em Trondheim, na Noruega, e comemorou quatro décadas de realização. Foram cerca de 690 expositores de 26 países ocupados em mostrar o que havia de mais moderno e inovador para a aquicultura no planeta. A equipe da Seafood Brasil esteve lá (leia mais aqui).
 
 
Em novembro, a Fenacam '19, realizada em Natal (RN), foi considerada a maior edição, com cerca de seis mil participantes e 200 expositores de 25 países em novo pavilhão. O evento é visto como um dos mais importantes na aquicultura e carcinicultura brasileira e latino-americana e, além de apresentar novidades ao setor, também debateu os rumos para alavancar a produção de camarão nacional (leia mais aqui). 
 
 
Antes do ano acabar, a PeixeBR informou que a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) está preparando um planejamento estratégico da aquicultura no Brasil e no mundo para apoiar o desenvolvimento das linhas estratégicas e agendas de implementação das necessidades identificadas na atividade nacional de 2019 a 2024 (leia mais aqui).
 
 
 
 

A primeira edição do International Fish Congress (IFC) foi considerada um sucesso. O evento que reuni toda a cadeia de pescado em um único lugar, contou com uma ampla programação, que contemplou congresso internacional, seminários de pesca e aquicultura e ainda a feira de negócios Fish Expo Brasil (leia mais aqui).

retrospectiva 2019, aquicultura, tilápia, SAP, PeixeBR, Aquishow, Fenacam19, SAP, aquicultura, PeixeBR, IFC, Aquishow Brasil Prêmio Inovação Aquícola, Aqua Nor

 
BaresSP publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3