Rio Grande do Sul cresce em produção de pescado

Rio Grande do Sul cresce em produção de pescado

28 de outubro de 2014

Crédito da imagem: United Soybean Board


 Apesar da pouca profissionalização, o setor de pescado está crescendo no Rio Grande do Sul, principalmente com a aquicultura sendo a segunda atividade dentro de propriedades rurais.

Divulgado no ano passado, com dados referentes a 2010, relatório da Agência Nacional de Águas (ANA) constatou que as águas gaúchas lideram a produção de pescado na aquicultura continental, de água doce, no território nacional, com um volume de 55 mil toneladas.  A pesquisa da  Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) informou que em 2013, o volume de pescado somou 17 mil toneladas. Desse total, 9,4 mil toneladas foram vendidas, o que gerou um faturamento de R$ 43,9 milhões.


“Está nítido que é uma atividade complementar na agricultura familiar, mais uma alternativa de renda dentro das propriedades, e tem grande importância como complementação da alimentação das próprias famílias”, avalia Tatiana Walter, professora da Furg e coordenadora do projeto, em entrevista ao Zero Hora. Ela também acrescenta que a comercialização normalmente acaba ficando restrita à vizinhança ou durante períodos específicos, como a Semana Santa.


Já na opinião de João Sampaio, mestre em aquicultura e técnico da Emater, a piscicultura gaúcha pode extrapolar os limites da vizinhança, ele diz: “a produção gaúcha teria potencial para ganhar parte do mercado dos importados, que fisgam o consumidor ao chegarem mais baratos nos supermercados. Com mais produção, o preço do produto nacional poderá baixar”, diz ele em entrevista ao Zero Hora.


Um dos exemplos de iniciativa de produtores que expandiram sua área de venda é a Associação de Pescadores e Piscicultores do Extremo Sul (Appesul), com sede em Porto Alegre, que conta com 66 associados. A entidade conta com uma unidade de beneficiamento de pescado na capital gaúcha e vende mensalmente nove toneladas de pescado proveniente das propriedades dos agricultores familiares da região.

aquicultura, aquicultura familiar, Rio Grande do Sul, RS

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3