RN prorroga incentivos aos produtores de camarão

RN prorroga incentivos aos produtores de camarão

17 de janeiro de 2014

Crédito da imagem: Tony Alter


O governo do Rio Grande do Norte prorrogou os incentivos fiscais concedidos aos produtores de camarão e sal marinho por mais um ano e retomou os incentivos concedidos aos atacadistas.


O decreto oficializado pelo Diário Oficial do Estado vale até 31 de dezembro de 2014, exceto para os atacadistas.  O incentivo concedido às empresas que atuam no ramo de atacado (vendem mercadorias em grandes volumes) será mantido por tempo indeterminado, segundo o governo.


A intenção do Estado, esclareceu o secretário estadual de Tributação, José Aírton da Silva, é manter a competitividade dos setores e preservar os empregos gerados pelas atividades.  O secretário não informou de quanto será a renúncia fiscal.


Aírton esclareceu que com a prorrogação, criadores de camarão continuarão isentos da cobrança de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços).


Os decretos também beneficiaram o setor atacadista. O governo chegou a suspender novos incentivos ao setor em agosto de 2012 e excluir algumas empresas da lista de beneficiadas.  A decisão foi revista e o incentivo voltou.


O incentivo reduz de 17% para 9%, em média, a alíquota do imposto que incide sobre as operações, coloca os atacadistas do Rio Grande do Norte em pé de igualdade com os de estados de Pernambuco, Paraíba e Ceará, que desfrutam do mesmo incentivo fiscal, e por isso, conseguem vender mais barato. Mais de 109 empresas atacadistas já desfrutam desse benefício no Estado e esse número deverá subir com o novo decreto. Para ter acesso aos benefícios, as empresas devem protocolar o pedido junto à Secretaria Estadual de Tributação, no Centro Administrativo.


 

atacadistas, camarão, carcinicultura, comerciantes, fiscal, incentivo, produtores, reduzidas, sal, taxas

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3