Russos querem evitar intermediários e vender diretamente ao Brasil

Russos querem evitar intermediários e vender diretamente ao Brasil

Ministro Maggi sinaliza positivamente a colega russo, que pretende inaugurar em breve exportações de pescado ao Brasil

20 de abril de 2017

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, ouviu ontem do vice-ministro da Agricultura da Rússia, Evgeny Gromyki, que aquele país pretende iniciar a exportação direta de pescado ao Brasil. Segundo ele, as espécies capturadas na região, como a polaca e o bacalhau do Pacífico (Gadus macrocephalus), são processadas em outros intermediários.

A captura realizada na Rússia segue em geral para o processamento em plantas chinesas. Só os filés de pescado provenientes de fábricas na China renderam no ano passado US$ 79,5 milhões aos asiáticos, correspondente a um volume exportado de 33 mil toneladas - negócio do qual os russos não pretendem ficar de fora. Segundo o MDIC, a Rússia não exportou nada de nenhum produto de pescado nos últimos cinco anos.

Maggi sinalizou positivamente à intenção e disse estar disposto a aumentar o comércio do agronegócio com o país, que é parceiro no BRICS (grupo de países emergentes integrado também pela China, Índia e África do Sul). Segundo comunicado do Mapa, a expectativa é mais que dobrar o volume de negócios chegando a US$ 10 bilhões em cinco anos.

Os brasileiros têm interesse de ampliar a venda de carne bovina, suína e de aves ao país governado por Vladimir Putin, que não criou barreiras à carne brasileira após os primeiros resultados da Operação Carne Fraca. O ministro ouviu de Gromyki que o governo russo “confia no Brasil”. “Não existem objeções políticas ou econômicas para que aumentemos o comércio bilateral”, disse Maggi, durante o encontro.

Ainda de acordo com o Mapa, o russo convidou Blairo Maggi a visitar a Rússia em junho, quando está prevista uma missão do presidente Michel Temer ao país. Sob a orientação do secretário de Defesa Agropecuária do ministério, Luis Rangel, técnicos do Mapa realizaram avaliação preliminar no sistema sanitário animal e em frigoríficos russos, que foi considerada satisfatória. “Entendemos que o processo de abertura para importação de carne está em fase avançada”, considerou.

China, importações de pescado, pescado russo, Vladimir Putin

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3