Saiba quem é Eduardo Lopes, o novo ministro da Pesca e Aquicultura

Saiba quem é Eduardo Lopes, o novo ministro da Pesca e Aquicultura

14 de março de 2014

Plenário do Senado

Crédito a imagem: Senador Eduardo Lopes


A presidente Dilma Roussef começou a realizar a nova reforma ministerial. Com a proximidade das eleições, a candidatura de alguns ministros, e as novas coligações políticas, a troca de cargo é natural em períodos eleitorais. E um dos ministérios envolvidos nestas alterações será o da Pesca e Aquicultura. Marcelo Crivella voltará a ocupar sua cadeira no Senado, e seu suplente, Eduardo Lopes do PRB do Rio de Janeiro, assumirá seu lugar na pasta.


 O novo presidente da Pesca já tem ligação com o setor e com a sustentabilidade. Ele representou o Senado no Seminário "Aquicultura e Pescas Portugal-Brasil", na Universidade de Aveiro, em Portugal, em novembro de 2013. E também participou, em nome da Casa, da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, no Rio de Janeiro-RJ.


Eduardo Lopes participou de diversas comissões legislativas, como:  de Assuntos Econômicos; de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática; de Serviços de Infraestrutura; de Modernização do Código de Defesa do Consumidor; além de outras comissões federais. Entre projetos relatados no Senado, destacam-se a discussão de leis que tratam de alocar médicos militares na rede SUS, e que institui o pagamento de precatórios em regime especial para pessoas em situação de vulnerabilidade social.


 

Foco em sustentabilidade

Em seus pronunciamentos, o senador já mostrou que pode ajudar o setor, apoiando principalmente as ações de sustentabilidade na área. Além disso, Lopes apoiou a todo o período que Crivella esteve à frente do Ministério, fazendo pronunciamentos de apoio e apelo aos projetos propostos pelo antigo ministro. Como, por exemplo, a iniciativa da Pasta em fazer um levantamento nacional de consumo de pescado nas escolas públicas e assim, melhorar a alimentação de estudantes e diminuir a desnutrição.


Carreira


O membro do PRB é natural de Santo André (SP), tem 49 anos e é pastor da Igreja Universal do Reino de Deus. Apresentou programas religiosos na TV e já esteve à frente da ABC (Associação Beneficente Cristã) responsável por vários projetos sociais, nas áreas de educação, saúde, esporte e cidadania. O projeto tem em seu currículo a distribuição de toneladas de alimentos em todo o mundo.


Integrante da bancada religiosa, em 2006, Eduardo Benedito Lopes se elegeu deputado federal e, em 2010, juntou-se a Marcelo Crivella como suplente nas eleições para o Senado. Hoje, Lopes é o único senador do PRB na Casa, mas já na Câmara, o partido conta com 10 deputados. É vice-presidente nacional da legenda e também vice-presidente do partido no Estado do Rio de Janeiro.


O novo ministro tomará posse na próxima segunda-feira (17), às 17h, em Brasília.

Eduardo Lopes, Marcelo Crivella, Ministério da pesca, ministro, Pesca e Aquicultura, PRB, RJ, Senado

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3