Seafood Brasil: nova plataforma quer incentivar o consumo de pescado no País

Seafood Brasil: nova plataforma quer incentivar o consumo de pescado no País

Lançado em maio, o Seafood Brasil é uma nova plataforma de comunicação destinada a promover o consumo de pescado no Brasil, por meio da aproximação dos diversos atores da cadeia.

10 de junho de 2013

Quem tinha ânsia de saber tudo o que acontece no mercado de peixes e frutos do mar já pode ficar mais descansado. Lançado em maio, o Seafood Brasil é uma nova plataforma de comunicação destinada a promover o consumo de pescado no Brasil, por meio da aproximação dos diversos atores da cadeia. A iniciativa conta com um portal na web, mídias sociais, eventos com a cadeia produtiva e uma revista fartamente ilustrada e recheada de dados para quem faz negócios com este setor.

De acordo com os diretores da plataforma, Julio Torre e Ricardo Torres, o público-alvo é formado pelos seguintes setores: atacado, varejo, food service, importadores, exportadores, indústria, produtores, governo, embaixadas, agências de promoção de exportações, entidades de classe, instituições de pesquisa, meio acadêmico e até o consumidor final.

“É um desejo antigo, que finalmente veio à tona para responder aos anseios do setor por informação de qualidade, que possa auxiliar na tomada de decisões e na concretização de negócios no segmento”, explica Ricardo Torres. O jornalista foi editor da revista Aquicultura & Pesca, uma publicação que se destacou ao longo de cinco anos no setor por aliar informação técnica a diagnósticos de mercado.

Para fortalecer a cobertura de assuntos internacionais, o Seafood Brasil conta com a experiência de Julio Torre, jornalista argentino especializado há mais de 30 anos na indústria de pescado. “O Brasil é um mercado em franca ascensão no consumo de pescado. Estamos assistindo a uma nítida melhora na organização da cadeia produtiva no Brasil e isso já se reflete em melhores produtos e incremento do consumo”, diz. Julio é figura frequente nas principais feiras mundiais do segmento, como European Seafood Exposition, Boston Seafood Show e Conxemar (em Vigo, na Espanha).

Experiência e modernidade de mãos dadas

O Seafood Brasil lança mão da experiência de seus fundadores para levar informação de qualidade aos leitores nas mais diversas plataformas. O eixo da estratégia de comunicação é a revista Seafood Brasil, cuja primeira edição circulou na feira Apas 2013 (veja a edição on-line aqui).

A revista apresentou informações sobre a dinâmica de produção, importação e comercialização de pescado no Brasil. A feira Apas 2013, encerrada em 09/05/2013, foi o ponto de partida para a abordagem de diversos temas: desde os principais países fornecedores de peixes e frutos do mar até os grandes distribuidores e indústrias nacionais de pescado.

A convergência de mídias é uma aposta do projeto. O Seafoodbrasil.com.br é um portal de notícias e serviços voltados ao estímulo do consumo de pescado no Brasil, com informações sobre todas as etapas da cadeia produtiva de peixes e frutos do mar no País. Notícias e artigos diários tratam desde a produção aquícola ou pesqueira até a distribuição e comercialização de pescado no Brasil e exterior. “Nossa equipe de jornalistas vai colher diariamente as informações mais atualizadas sobre o segmento, tornando o site um ponto de referência tanto para quem tem interesse no consumo de pescado quanto para quem faz negócios com pescado”, diz Ricardo Torres.

As seções do site se dividem em duas áreas complementares de relevância:

1)            B2C: lançamentos de produtos, curiosidades, vídeos gastronômicos e receitas; e

2)            B2B: notícias, reportagens, artigos, entrevistas, informações de mercado, guia de fornecedores, oportunidades de negócio e dicas sobre empreendimentos ligados ao setor.

O Seafood Brasil também é presença constante nas mídias sociais. Diariamente, os fãs da página no Facebook (facebook.com/seafoodbrasil) vão acompanhar posts informativos, divertidos e curiosos sobre a produção e consumo de peixes e frutos do mar em todo o mundo. Vídeos, fotos e outros recursos vão demonstrar aos fãs: como escolher seus peixes, crustáceos e moluscos; como prepará-los; a origem dos produtos mais consumidos; as diferentes espécies e cultura e entretenimento associado ao pescado.

“O objetivo é criar e alimentar uma plataforma educativa sobre o consumo de pescado no Brasil, aliando-o a hábitos de vida saudáveis e condizentes com os benefícios intrínsecos à esta proteína animal”, avalia Torres. Além da informação confiável, a base de fãs do perfil Seafood Brasil terá à disposição a possibilidade de participar de promoções para ganhar viagens, jantares e outras experiências associadas ao consumo de peixes e frutos do mar. As marcas apoiadoras terão participação direta nas promoções, de forma a criar futuros consumidores e fidelizar ainda mais os atuais consumidores.

Veja aqui o perfil completo do Seafood Brasil.

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