Semana do Peixe 2018: PeixeBR foca no consumidor para aumentar consumo de peixe cultivado

Semana do Peixe 2018: PeixeBR foca no consumidor para aumentar consumo de peixe cultivado

Entidade pretende se concentrar nos aspectos de saudabilidade das espécies cultivadas no País, focando no consumidor

17 de agosto de 2018

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A adesão do setor privado à 15ª Semana do Peixe começa a esquentar a 15 dias do início da campanha, sempre entre 01 e 15 de setembro, que pretende estimular o crescimento do consumo de pescado no Brasil. A defasagem é grande: a Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR) calcula que o consumo esteja em 9,5 kg per capita por ano, praticamente o mesmo que o mundo todo consumia em 1961.

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO/ONU), foram 9,0 kg per capita registrados em 1961 e 20,2 kg per capita em 2015, em uma taxa média de expansão de 1,5% por ano. As estimativas preliminares para 2016 e 2017 apontam um crescimento futuro de para 20,3 kg per capita e 20,5 kg per capita, respectivamente.

A PeixeBR pretende se concentrar nos aspectos de saudabilidade das espécies cultivadas no País. “Precisamos impulsionar o consumo no Brasil. Trata-se de um alimento rico e extremamente saudável”, ressalta Francisco Medeiros, presidente executivo da PeixeBR.

Segundo ele, é preciso valorizar os peixes de cultivo, como tilápia, tambaqui, pacu, tambacu, pirapitinga, tambatinga e outras opções. "São espécies que mostram o extremo potencial de produção de peixes que temos no País”. Medeiros destaca que deste consumo per capita atual apenas 1/3 é de peixes de cultivo produzidos no Brasil, já que grande parte da importação de pescado é de peixe de cultivo de outros países, como panga e salmão.

Os mais de 100 associados da entidade farão ações de estímulo à demanda interna dos peixes de cultivo, com foco no consumidor final. Para isso, serão realizadas ações para sensibilizar e engajar os vários agentes da cadeia produtiva, como produtores, indústrias, varejistas, restaurantes e food service.

“Também vamos envolver nessa iniciativa os influenciadores, que podem ajudar a levar informações de qualidade para quem já consome peixes de cultivo e para as pessoas que estão receptivas a este alimento muito saudável”, disse Medeiros em nota da associação.

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