Sistema rastreador para facilitar o monitoramento da Pesca
Pesca

Sistema rastreador para facilitar o monitoramento da Pesca

Testes se enceraram e o relatório foi apresentado para a SAP, mas por alguma razão, o equipamento de rastreabilidade não foi aderido

Sabrina de Oliveira - 10 de setembro de 2020

arroba publicidade
A frota pesqueira vem enfrentando problemas com o sistema de rastreamento desde o ano de 2006, período este em que a Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (SAP) juntamente com o Ministério do Meio Ambiente, instituíram o Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite (PREPS). Por conta disto, no ano de 2019 o Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) tomou a iniciativa de testar um novo modelo de rastreador (como citado no mês maio do mesmo ano, nesta página). 
 
Foram desenvolvidos e adaptados diversos sensores, equipamentos eletrônicos e sistemas para posterior implementação em 3 embarcações associadas. O modelo de rastreador foi testado por um período de 90 dias.
 
Os testes buscaram 8 objetivos,o quadro abaixo apresenta osobjetivos, as respostas do rastreador, e os resultados obtidos.
 
 
 
Podemos destacar em relação à tecnologia do rastreador testado, o mesmo apresenta um serviço de localização e comunicação sem áreas de sombra, é possível localizar a embarcação a cada 05 minutos via celular ou a cada 25 minutos via satélite.
 
Diferente das soluções de mercado de rastreamento, utilizou canal dedicado de comunicação, que eliminou riscos de  disponibilidades (devido à concorrência de transmissão de dados para outras finalidades).
 
 
 
 
Os testes se enceraram e o relatório foi apresentado para a SAP, mas por alguma razão, o equipamento de rastreabilidade não foi aderido. 
 
O Sindipi acredita que com esta ferramenta seria possível acompanhar a atividade pesqueira do País em tempo real, além de trazer informações automatizadas de monitoramento dos recursos pesqueiros, explotados por nossas frotas.   
 
 
Créditos da imagem: Pixabay

Ministério do Meio Ambiente, PREPS, programa de rastreabilidade da pesca, SAP, Sindipi

Sobre Sabrina de Oliveira
 
  • Oceanógrafa da Coordenadoria Técnica do Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região (Sindipi).
 
BaresSP publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3