Sofia 2020: Produção de pescado chega a 179 milhões de t em 2018
Indústria

Sofia 2020: Produção de pescado chega a 179 milhões de t em 2018

Aquicultura cresceu 25% e a pesca (continental e marítima) aumentou 7%

08 de junho de 2020

A produção mundial de pescado chegou a 179 milhões de toneladas em 2018, segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO/ONU) no lançamento em videoconferência global com quase 2000 participantes nesta segunda-feira (08/06), a mais recente edição do State of The World Fisheries and Aquaculture (Sofia 2020), um compêndio estatístico e analítico sobre as atividades de aquicultura, captura, processamento e consumo de pescado.

As 179 milhões de toneladas métricas que foram capturadas ou despescadas fizeram a produção mundial de pescado atingir um recorde histórico em 2018. A aquicultura cresceu 25% entre 2008 e 2017 e foi responsável por 82,1 milhões de toneladas métricas. Já a pesca (continental e marítima) capturou 96,4 milhões de toneladas métricas - o aumento entre 2008 e 2017 foi de 7%.
 
 
A informação contradiz a percepção de que a captura está estagnada em detrimento da forte expansão da aquicultura nos últimos anos - desde a virada do século, a aquicultura cresce 5,3% por ano. No entanto, o crescimento da pesca no período se deu, segundo a FAO, principalmente em razão da recuperação das capturas de anchoveta no Peru - usadas para fabricação de ração.
 
O consumo humano de pescado (descontada a matéria-prima para ração e outros usos) chegou a 156 toneladas métricas em 2018, outro recorde apontado pela FAO. Em 1961, a população mundial consumia 9 kg per capita/ano, mas em 2018 passou para 20,5 kg per capita anuais, principalmente em razão da expansão da oferta de produtos aquícolas.
 
 
Ferramenta contra pobreza e a fome
O novo diretor geral da FAO/ONU, o chinês Qu Dongyyu, fez a apresentação inicial do relatório durante o webinar e também assinou o texto de abertura. Dongyyu substituiu o brasileiro José Graziano em agosto de 2019. 
 
No texto, ele diz que a ação [do setor] para atender os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) não está avançando na velocidade ou escala necessárias. Por consequência, é necessário e oportuno que a edição do Sofia 2020 seja dedicada à sustentabilidade.
 
Conforme Dongyyu, a pesca e a aquicultura tem muito a contribuir para garantir todos os ODS, como no ODS 14 Vida na água: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares, e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável. 
 
Responsável por quatro dos dez indicadores do progresso do ODS 14, a FAO possui a obrigação de acelerar o impulso global para
garantir oceanos saudáveis e produtivos, um impulso cujo ritmo receberá um estímulo adicional na segunda Conferência das Nações Unidas para o Oceano.
 
Ele lembra que a FAO é uma agência técnica criada para combater a fome e a pobreza, mas destaca que, ao nos aproximarmos de um mundo com 10 bilhões de pessoas, enfrentamos o fato de que desde 2015 os números de desnutridos aumentam. "Enquanto não existe uma bala de prata para resolver este problema, não há dúvida de que precisaremos usar recursos inovadores para produzir mais alimentos e melhorar a nutrição", falou. 
 
Para o diretor, as capturas permanecem relevantes e a aquicultura demonstra também seu papel crucial na alimentação global, com  produção crescendo 7,5% ao ano desde 1970.
 
Com a capacidade de crescimento adicional da aquicultura e o tamanho do meio ambiente, o setor deverá enfrentar novos desafios à medida que se intensifica a produção, exigindo uma aquicultura sustentável com estratégias de desenvolvimento. Tais estratégias precisam incluir desenvolvimentos técnicos, em por exemplo, alimentos, seleção genética, biossegurança, controle de doença  e inovação digital.
 
A prioridade deve ser, segundo ele, o desenvolvimento da aquicultura na África e em outras regiões onde o crescimento da população desafiará mais os sistemas alimentares.
 
A edição 2020 do The World of World Fisheries and Aquaculture foi concluída em meio à propagação pandêmica do coronavírus e, por este motivo, incluiu um adendo sobre a Covid-19. O lançamento também coincide com o 25º aniversário do Código de Conduta para a Pesca Responsável.
 
 
 
Imagem: Sofia 2020
A edição 2020 do The World of World Fisheries and Aquaculture foi concluída como a
propagação pandêmica do coronavírus  

aquicultura, FAO, ONU, pesca, Qu Dongyyu, Sofia 2020, State of the World Fisheries and Aquaculture

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3