Supersafra de sardinha e falta tainha

Supersafra de sardinha e falta tainha

23 de setembro de 2014

Crédito da imagem: Fernando DC Ribeiro

O sul do país sofre dois problemas diferentes em relação ao pescado. A safra prevista para esse ano está estimada novamente em 100 mil toneladas de sardinha-verdadeira a principal espécie capturada na indústria catarinense, porém a infraestrutura para receber essa enorme quantidade de peixe não está suportando a demanda, em Itajaí. Já em Balneário Rincão, as tainhas e anchovas ainda não apareceram nessa época do ano.

“Parte da frota está parada. Tem sardinha no mar, mas as câmaras frias do parque industrial estão abarrotadas. Falta o governo construir armazém para criar estoque regulador”, disse o presidente do Sindipi (Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região), Giovani Monteiro, em entrevista ao site Notícias do Dia.  

Já no sul de Santa Catarina, os mares andam muito calmos. Segundo o presidente da Colônia de Pescadores do Balneário Rincão, João Picolo, ainda não houve uma grande captura de nenhuma espécie nesta temporada e a causa provável está relacionado ao calor intenso do último verão, onde as temperaturas ultrapassaram os 40°C em muitos dias.

 “Além disso, também não tivemos frio este ano. Não houve grandes formações de vento Sul, nem baixas temperaturas. Ano passado, foram pescados 120 toneladas de tainha no Balneário Rincão. Este ano, de Passo de Torres até Laguna a mesma quantia foi pescada. No geral, esse ano nós pescamos a metade do que conseguimos ano passado até essa mesma época”, compara Picolo, em entrevista ao site Engeplus.



 

anchova, pesca, pescadores, Safra, santa catarina, sardinha, SC, supersafra, tainha

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3