Tecnologia no pescado: Benefícios das embalagens flexíveis barreiras
Indústria

Tecnologia no pescado: Benefícios das embalagens flexíveis barreiras

Inúmeras empresas em todo o mundo investem diariamente em novas tecnologias para o setor

12 de agosto de 2020

arroba publicidade
Além de armazenar, distribuir e identificar os produtos, as embalagens têm outras funções importantes nas gôndolas dos supermercados: elas precisam proteger e atrair. Assim, inúmeras empresas em todo o mundo investem diariamente em novas tecnologias para o setor, como é o caso da UBE, umas das líderes mundiais em poliamidas e copoliamidas. A empresa oferece ao mercado brasileiro embalagens flexíveis de nylon para o acondicionamento de uma grande variedade de itens de pescado. 
 
A tecnologia da UBE promete uma série de benefícios ao produto, como destaca Daniel Hernandes, gerente de vendas da UBE Latin America. Para ele, embora o pescado e frutos do mar sejam percebidos pelos consumidores como saudáveis e com alto valor nutritivo, existe um fator que ainda os incomoda: o odor característico.
 
Este odor ocorre quando as bactérias ou enzimas começam a decomposição do pescado. Assim, os peixes - crus, cozidos ou refrigerados — têm um odor característico e desagradável. Mas, ele lembra que isso não pode acontecer quando o pescado está embalado, sejam eles crus, secos ou congelados. 
 
Performance com conveniência e beleza 
As embalagens para pescado evoluíram dos embrulhos com papel jornal para soluções seladas, inovadoras e à prova de odores. Neste caso, o uso de embalagens barreira multicamadas para frutos do mar e pescado pode facilitar a venda do produto e resultar em escolhas mais racionais por parte do consumidor. 
 
 
Conforme ele, o desenvolvimento da embalagem com atmosfera modificada (MAP) redefiniu o varejo do self-service. Agora é possível informar, na embalagem, receitas, ingredientes, preparo correto e valor nutricional, além de possibilitar que o consumidor visualize o produto.
 
As embalagens de alto desempenho oferecem soluções que mantêm a qualidade do pescado, protegem a sua superfície e facilitam a entrega dos produto em toda a cadeia de valor, sem prejuízos ou danos. 
 
Elas também garantem uma fácil abertura e permitem que o consumidor coloque os produtos em sacolas de compra ou cestas, junto com outros itens, sem o perigo de vazamentos ou contaminação dos demais produtos por odor.
 
Performance com proteção
Hernandes frisa que o pescado também exige embalagens com proteção especial contra pressão, amassamento, danos, desperdício e perdas durante o processamento, armazenagem, estocagem e transporte. 
 
As embalagens de alto desempenho prometem atender a estes requisitos, respeitando os cuidados durante o processamento do pescado e evitando perdas econômicas pela deformação do produto. 
 
 
As multicamadas também são para proteção do produto durante a exposição no PDV ou delivery, além de estender a vida de prateleira do pescado e protegê-lo de flutuações de temperatura, umidade e sujeira.
 
Performance para evitar o desperdício
Ainda de acordo com o gerente, a Organização das Nações Unidas (ONU) revelou que mais de 27% dos peixes capturados são jogados fora ou estragam nos decks antes de chegarem ao mercado.
 
Em números, essa perda equivale a cerca de 50 milhões de toneladas de alimentos. Assim, é lógico assumir que estes peixes engrossam os números de desperdício de alimentos em todo o mundo. 
 
Os peixes estragados resultam naquele aroma característico que provoca náusea e polui o ambiente. Sem dúvida, o ideal é descartar o peixe tão logo ele comece a cheirar. E é aí que entra a embalagem plástica flexível ao oferecer barreira a aromas, evitar que o peixe estrague, reter seu frescor e aumentar sua vida de prateleira. Logo, conforme Hernandes, as embalagens de alta performance melhoram a vida das pessoas e garantem segurança alimentar, além de evitar desperdícios.
 

embalagens, embalagens, frutos do mar, frutos do mar, ONU, ONU, peixe, peixe, pescado, pescado, Tecnologia, UBE, UBE

 
BaresSP publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3