Termina nesta segunda (19/01) prazo de consulta pública sobre aquicultura

Termina nesta segunda (19/01) prazo de consulta pública sobre aquicultura

Instalada na sede da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a Comissão de Estudo Especial de Aquicultura finaliza nesta segunda-feira (19/01) o prazo da consulta pública para definir os requisitos básicos para a aquicultura. De acordo com a ABNT, nestes requisitos estão questões relacionadas à implantação e ao planejamento econômico do empreendimento aquícola, à capacitação profissional dos funcionários, à higienização das instalações, dos materiais e dos equipamentos, ao cultivo em si e à sua gestão.

19 de janeiro de 2015

Instalada na sede da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a Comissão de Estudo Especial de Aquicultura finaliza nesta segunda-feira (19/01) o prazo da consulta pública para definir os requisitos básicos para a aquicultura. De acordo com a ABNT, nestes requisitos estão questões relacionadas à implantação e ao planejamento econômico do empreendimento aquícola, à capacitação profissional dos funcionários, à higienização das instalações, dos materiais e dos equipamentos, ao cultivo em si e à sua gestão.

A norma pretende definir requisitos básicos para o cultivo de peixes redondos (tambaqui, pacu, pirapitinga e seus híbridos) e de moluscos bivalves (ostras, vieiras e mexilhões) com qualidade e segurança, tanto para os produtores, como para os consumidores. Ambos os documentos listam dezenas de orientações que, seguidas, colaborarão para que o produto tenha qualidade e seja conseguido de maneira segura, como avalia a ABNT.

A Embrapa Pesca e Aquicultura integra a comissão, representada pela pesquisadora Patrícia Oliveira Maciel, da área de sanidade de espécies aquícolas, que trabalhou na elaboração da proposta para o cultivo de peixes redondos. Em comunicado à imprensa, Patrícia disse que, para o produtor de peixes, seria interessante praticar as normas como forma de mostrar ao comprador (frigorífico, mercado, peixaria) que seu produto segue normas de boas práticas de produção e de que seu estabelecimento se preocupa com produção de peixes com impacto mínimo ao meio ambiente. "Preocupando-se com o bem-estar dos animais de produção e, enfim, a qualidade do produto final. Para o consumidor, saber que o peixe que ele está consumindo tem por trás toda essa preocupação na prática produtiva", diz.

Acesse aqui a consulta pública.

ABNT, consulta pública, Embrapa, moluscos bivalves, peixes redondos

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3