Tocantins aumenta sua produção capacitando pescadores

Tocantins aumenta sua produção capacitando pescadores

09 de outubro de 2014

Crédito da imagem: Otávio Nogueira

O Tocantins possui mais de 500 mil hectares de lâmina d’água em operação e projetadas para a prática da piscicultura, nessa área podem ser produzidos 800 mil toneladas de pescado por ano. A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro) anunciou que existe um aumento previsto de 20% na produção de 2014, tendo como base os dados de 2012 e 2013.

Para concretizar essa previsão e ajudar o setor local crescer, o governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), está realizando curso de capacitação em abate, inspeção e processamento de pescado.

“O curso de processamento de pescado visa ampliar o atendimento das empresas que cheguem ao Estado e que tenham o interesse de trabalhar com um produto que está apto à comercialização, assim como os produtores que aqui estão. A nossa meta é a emissão de certificado, de registro do produto produzido no Estado. Isso é fundamental até mesmo para, quem sabe no futuro, trabalharmos com a exportação”, disse a coordenadora de Inspeção Animal da Agência, Joseane Cademartori Lins, em entrevista ao site Surgiu.com. 

De acordo com o supervisor técnico da área animal da regional da Adapec de Araguatins, Ivalto Lázaro Pereira Junior, o curso vem para ajudar na reestruturação e implementação do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). “Trabalhamos mais na área da inspeção animal e esse curso está nos colocando em contato com conhecimento da produção de pescado, um setor que tem mostrado grande crescimento e é muito promissor para a região”, destacou Pereira Junior, em entrevista ao site Surgiu.com.

capacitação, inspeção, pescado, produção, Seagro, Tocantins

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3