Chile: mesmo sem tsunami, atividade pesqueira foi afetada pelo terremoto

Chile: mesmo sem tsunami, atividade pesqueira foi afetada pelo terremoto

02 de abril de 2014

Crédito da imagem: Carlos Johnson/ Creative Commons





[caption id="attachment_4618" align="alignright" width="384"]Crédito da imagem: U.S. Geological Survey Crédito da imagem: U.S. Geological Survey[/caption]

Um forte terremoto atingiu a costa do norte do Chile, na terça-feira, às 19h46 do horário de Brasília, e gerou um alerta de tsunami para toda a costa do Oceano Pacífico na América Latina.  Com 8,2 graus de magnitude, foi o mais poderoso registrado nos últimos dois anos no país. A atividade pesqueira de algumas regiões sofreu com os impactos, gerando até mesmo problemas para o futuro da atividade. Mas a pesca de salmão continua normal no país. 


Porém, todos os alertas de tsunami e relógios no Pacífico foram cancelados horas depois do abalo sísmico, matando cinco pessoas e se deslocando por milhares de quilômetros . Os danos e incêndios foram relatados em toda a região e muitos locais estão sem energia. 


O epicentro foi localizado a uma profundidade de cerca de 20 quilômetros abaixo do leito marinho. A Marinha do Chile disse que o primeiro sinal do tsunami que atinge a costa estava dentro de 45 minutos do terremoto. O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico dos EUA disse que um tsunami medindo quase dois metros tinha sido gerado. 

Futuro da pesca

[caption id="attachment_4619" align="alignright" width="384"]Crédito da imagem: Carlos Reusser Monsálvez Crédito da imagem: Carlos Reusser Monsálvez[/caption]

Um jornalista do setor de negócios, do Pulso, jornal chileno, disse ao Undercurrent News que em um dos lugares costeiros mais afetados,  Iquique,  barcos de pesca foram destruídos, afetando o futuro da pesca no local. Segundo apontou o G1, foram cerca de 80 embarcações ficaram avariadas e outras foram arrastadas, de acordo com pescadores locais.  "Com essa catástrofe, não podemos fazer nada, ficamos parados e esperamos a ajuda para recuperar nossas embarcações", disse Eddy Varas, um dos pescadores. 

Pesca de salmão não foi afetada

Em Valparaíso, os pescadores relataram que alguns barcos estavam trabalhando em alto-mar, mas nenhuma mensagem de socorro foi recebida até agora, gerando dúvida sobre a vida dos pescadores que estavam em alto mar. Em Puerto Montt, no sul, onde há uma grande presença de empresas de criação de salmão, o prefeito Gervoy Paredes confirmou a situação estava dentro dos níveis normais.

alerta, Chile, desabrigados, navios, Pacífico, pesca, Pulso, terremoto, tsunami

 
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3